TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão De Mundo

Artigos Científicos: Visão De Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Visão de mundo é um conjunto de estímulos que o ser humano capta do meio ambiente em que se desenvolve, essa visão faz com que cada um crie, construa, elabora, compreenda e use parâmetros individuais, familiares e sociais para relacionar-se através de conjunto de regras de conduta.

Pensamento sistêmico é pensar no todo e não apenas na parte. É ter visão panorâmica.

Quem tem pensamento sistêmico não generaliza, mas considera cada caso. Olha o processo e não parte dele.

Quem tem pensamento sistêmico olha para o presente, passado e futuro.

É pensar de forma não linear. É não pensar apenas no aqui e agora, mas nas conseqüências, nos resultados e nas razões.

É não agir sempre por impulso, pela paixão e pela emoção. Mas também não é agir só pela razão. É agir com razão e paixão.

É não pensar apenas no “próprio nariz”, mas considerar os outros, todos os outros e a si mesmo.

É não se esquecer que não se está sozinho no mundo.

Algumas situações onde costumeiramente se deixa de pensar de forma sistêmica:

- Os criminosos. Só se olha o crime e não as situações psicológicas e sociais que levaram o indivíduo a cometer o crime. A conseqüência é o desprezo pelos direitos humanos dos presos, a aceitação de pena de morte como sendo solução para o problema da criminalidade. São soluções de idéias reduzidas e simplórias, para se livrar do problema. Um pensamento sistêmico estabelecerá projetos de educação, combate a pobreza, consciência social, trabalho de recuperação, tratamento psicológico, etc.

- Transporte clandestino. Uma reportagem na Rede Record mostrou que há um grande número de ônibus clandestinos fazendo viagens pelas estradas do Brasil por tarifas mais baratas. A opinião dos jornalistas, foi simplista e linear, pois disseram simplesmente que a solução seria fiscalizar e prender os responsáveis. Ora, deve-se perguntar porque pessoas compram essas passagens mais baratas? Porque esses motoristas trabalham dessa forma esses ônibus em péssimas condições? Existem outras alternativas. Perceba que quando fazemos perguntas do tipo “por quê”, ou seja quando procuramos as reais razões, estamos pensando de forma sistêmica ou holística, ou seja procurando cobrir todos os lados antes de oferecer um julgamento e respostas simplistas.

- Maridos e Esposas. Se cônjuges pensassem de forma sistêmica, as brigas poderiam ser evitadas. Pois normalmente nessas horas, cada um só olha o seu próprio pedaço e tenta defendê-lo com unhas e dentes sem pensar na situação do outro. Já percebemos por aqui que pensar de forma sistêmica não é tão fácil, faz a gente entrar em conflito consigo mesmo. Nossa natureza parece sempre tender mais ao egocentrismo.

Na empresa, precisamos começar a pensar de forma sistêmica:

- Departamentalização. A cultura de “bairrismo” impera em muitos setores. Pessoal do comercial não se atenta para as questões fiscais. Não olha o todo: empresa-cliente-governo-o povo-imagem-colega da área fiscal-família do colega-etc.

- Defender o meu “cargo”. Estamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com