TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Webquest - As regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Por:   •  6/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Webquest - As regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa 7ª serie

Introdução:

O mais recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor – no Brasil – a partir de janeiro de 2009. Em decorrência dele, o registro de alguns vocábulos e expressões de nosso idioma sofrem significativas alterações.

O presente estudo visa conhecer melhor as novas regras e exercitar a grafia de palavras que sofreram mudanças, estabelecendo uma comparação de como era o registro antes e como está depois da reforma ortográfica.

Mas, é claro que você e seus colegas poderão viajar pela internet em busca desse conhecimento e execução de tarefas.

Comece já! Não perca tempo!

O trabalho terá a duração de uma semana para sua execução.

Este acordo foi criado com o objetivo de conseguir a unificação ortográfica dos países que falam a Língua Portuguesa.

Tarefas:

A proposta é que vocês visitem os sites indicados, procurando conhecer as novas regras do Acordo Ortográfico e também conhecer um pouco sobre os benefícios e dificuldades que estas mudanças podem ocasionar.

Pesquisem os seguintes tópicos:

• Mudança no alfabeto.

• Como fica o uso do trema.

• Como fica o uso do hífen.

• Mudanças nas regras ortográficas.

Depois de conhecerem as mudanças do novo Acordo Ortográfico, vocês deverão realizar as atividades propostas no item ‘Processo’.

Mas... atenção!!! Vocês deverão copiar as atividades, colá-las num programa editor de texto (Word ou equivalente), salvar o documento com o seguinte nome: Atividade Português_seu nome (no lugar de ‘seu nome’, escreva seu nome próprio.

Neste arquivo, você deverá colocar todas as atividades que faremos nesta webquest. Ao final, *formate adequadamente a página, salve e imprima para entregar à professora.

A 1ª atividade, além de estar escrita na folha a ser entregue, também deverá ser apresentada à turma; cada grupo destacará o que acha que é positivo e negativo com as reformas ortográficas da língua.

* Formatação: margem superior e esquerda: 3 cm; margem inferior e direita: 2 cm. Espaçamento entrelinhas: 1,5; tamanho do papel: A4; fonte: arial 12; alinhamento do texto: justificado.

Processo:

1. Primeiro formem grupos de 4 alunos. Procurem eleger quem será o responsável por digitar e formatar o documento a ser entregue à professora.

2. Cada grupo pesquisará sobre a história dos Acordos Ortográficos da Língua Portuguesa e escreverá um pequeno parágrafo (10 linhas) fazendo breve comentário sobre os aspectos positivos e negativos que a implantação do novo Acordo apresenta. Este comentário será apresentado aos outros alunos da turma.

3. Depois cada membro do grupo pesquisará na internet um dos tópicos citados acima.

4. Durante a pesquisa na web, cada aluno procurará identificar a mudança ocorrida fazendo-se um paralelo entre o antes e o depois das mudanças. Aqui o aluno deverá utilizar folhas para rascunhar o que achar necessário.

5. Só então, passarão à execução das atividades propostas nos sites indicados. Aí, use o recurso de selecionar o exercício, clicando no lado direito do mouse, clique em copiar. Abra o editor de texto (Word ou equivalente), e clique no lado direito do mouse novamente e clique em ‘colar’ ou utilize esta ferramenta na barra de ferramentas.

www.soportugues.com.br

portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo

reformaortografica.com

1. Vá até o site http://www.soportugues.com.br/secoes/acordo_ortografico/acordo_ortografico1.php , leia sobre as reformas ortográficas. Escreva, com suas palavras, os pontos negativos e positivos desta última reforma e dê a sua opinião sobre o assunto.

2. Visite o site http://portuga-tche.blogspot.com/2009/04/emprego-do-hifen-principais-casos-1.html , dê mais uma olhada nas novas regras sobre o emprego do hífen. Logo abaixo, há um exercício para testar seu uso. Use o recurso de selecionar o exercício, clicando no lado direito do mouse, clique em copiar. Abra o editor de texto (Word), e clique no lado direito do mouse novamente e clique em ‘colar’ ou utilize esta ferramenta na barra de ferramentas. Depois de colado o exercício, coloque o cursor em cada espaço correspondente e escreva a opção que você acha que completa corretamente aquele espaço. Salve o documento com o seguinte nome: Atividade Português_ seu nome (no lugar se ‘seu nome’, escreva seu nome próprio. Neste arquivo, você deverá colocar todas as atividades que faremos nesta webquest. Ao final, *formate adequadamente a página, salve e imprima para entregar à professora.

* Formatação: margem superior e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com