TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. O Que é Povo? 2. O Que Implica A Condição De Cidadao 3. O Que é População, Povo E Nação?

Exames: 1. O Que é Povo? 2. O Que Implica A Condição De Cidadao 3. O Que é População, Povo E Nação?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

1. Povo é toda pessoa humana ligada a um Estado por um vínculo jurídico-político denominado nacionalidade. Povo não se confunde com cidadão, e este comporta duas espécies: cidadão em sentido genérico, que é toda pessoa humana que participa da organização do Estado, tendo direitos e obrigações; e cidadão em sentido restrito, nacional que exerce direitos políticos.

2. A condição de cidadão implica direitos e deveres, que acompanham o indivíduo mesmo quando fora do Estado. A cidadania ativa, por sua vez, pressupõe a condição de cidadão, mas exige que, além disso, o indivíduo atenda a outros requisitos exigidos pelo Estado. Se o cidadão ativo deixar de atender a algum desses requisitos, poderá perder ou ter reduzido os atributos da cidadania ativa, segundo o próprio Estado dispuser, sem, no entanto, perder a cidadania.

3. Todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas, fazem parte da população. É por conseguinte a população sob esse aspecto um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer laço jurídico de sujeição ao poder estatal.

O povo é o conjunto de pessoas ligadas ao Estado por um vínculo jurídico-político, que pode ser definido como o conjunto dos nacionais daquele ente estatal.

Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter de uma nação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com