TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Projeto Transversal: Identidade, Diversidade Cultural Brasileira

Artigo: 1. Projeto Transversal: Identidade, Diversidade Cultural Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  4.678 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA MARIA FERREIRA DA SILVA

PLANO DE CURSO - 2015

PROFESSOR: PAULO RICARDO F. ARAÚJO

ENSINO FUNDAMENTAL II - ANO/SÉRIE: 7º e 6ª

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS (1AULA/SEMANA)

TURNO: MATUTINO

1. Projeto Transversal: Identidade, diversidade cultural brasileira

1.1 A noção de competências e habilidades

1.2 Eixo temático: identidade e cultura

1.3 Conceitos estruturadores

1.3.1 Conceito estruturador – Identidade (I unidade)

1.3.2 Conceito estruturador – Cultura (II unidade)

1.3.3 Conceito estruturador – Memória (III unidade)

1.3.4 Conceito estruturador - Patrimônio cultural (IV unidade)

1.4 Referências

Projeto Transversal, conceitos estruturadores e competências

O Tema Transversal Pluralidade Cultural tem como objetivos gerais: conhecer a diversidade; compreender a memória como construção coletiva; valorizar e reconhecer as culturas nacionais; repudiar e ser solidários aos que sofrem discriminação; e compreender a desigualdade social como um problema coletivo valorizando o convívio pacífico com todos.

Objetivos específicos:

• Fortalecer o conhecimento, respeito e valorização das diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural brasileira.

• Conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia

• Fortalecer a cultura de cada grupo social, cultural e étnico que compõe a sociedade brasileira, promover seu reconhecimento, valorização e conhecimento mútuo, é fortalecer a igualdade, a justiça, a liberdade, o diálogo e, portanto, a democracia.

• Fornecer informações básicas para construir um repertório que permita ao educando conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira, investir na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizar a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.

• Desenvolver na Escola um projeto pedagógico com a temática transversal da Pluralidade Cultural organizado a partir de vivências artísticas para alunos, educadores e monitores.

A noção de competências e habilidades

 A noção de competência refere-se à capacidade de compreender uma determinada situação e reagir adequadamente a ela, ou seja, fazer uma avaliação dessa situação de forma proporcionalmente justa para com a necessidade que ela sugere, a fim de atuar da melhor maneira possível. Competência é, também a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos, com o objetivo de realizar uma atividade.(SARGIS,2002,p.6)

 CONCEITO ESTRUTURADOR: IDENTIDADE

 O homem é um ser social portador de heranças culturais das quais se utiliza para sobreviver, conviver e interagir com outros seres humanos. O processo de socialização se dá por meio da incorporação de papéis e da construção da identidade.

 A identidade estará presente na afirmação e na autoestima do jovem estudante, no estudo antropológico das organizações familiares, das culturas alimentares, musicais ou religiosas, nas questões de identidade nacional diante da globalização cultural.

 As questões relativas à identidade podem ser abordadas até mesmo em termos das “tribos” nas quais alunos de muitas escolas urbanas se associam – em função de preferências musicais, de comportamento ou modo de vestir, da utilização peculiar que fazem de códigos.

 Fonte:PCN-Ciências Humanas e suas Tecnologias

 Identidade Cultural

 Identidade Cultural em associação com o conceito de estética pode articular ainda as disciplinas da área de Linguagens e Códigos. Por sua vizinhança e caráter complementar, artes ou jogos, literatura ou teatro, dança ou esporte, figura ou cena, música ou gesto podem ser apreendidos como integrantes de um todo expressivo, não como mero mosaico de formas de representação. A tradução de mensagens expressas em distintas linguagens ou o uso concomitante de várias delas possa, a um só tempo, desenvolver a sensibilidade artística e também dar instrumentos práticos e críticos, para copreender melhor os recursos da publicidade ou a intrincada sintaxe da linguagem jurídica.

 Tanto o sentido cultural do aprendizado quanto o sentido prático podem ganhar muito em profundidade ou amplitude, pela coordenação interdisciplinar dentro dessa área: a identificação da unidade cultural de um povo, e dada época, pode ser aprendida ao se comparar sua música, sua pintura, sua literatura, seu teatro e seus esportes; a leitura e a elaboração de manuais de instrução, ou de outros textos técnicos, viabilizam-se e se completa pelo uso combinado das linguagens textuais, gráficas e pictóricas.

 CULTURA

 A cultura ora aparece como produto das relações socais na história, ora aparece como produto das relações de poder, envolvendo um processo permanente de reformulação e resistência.

Significação da Competências para o Conceito Estruturador Identidade

 Valorizar as produções coletivas, compreendendo que o conhecimento não se constrói pelo esforço meramente individual e isolado.

 Reconhecer e aceitar diferenças, mantendo e/ou transformando a própria identidade, percebendo-se como sujeito social construtor da história.

 Compreender que as instituições sociais, políticas e econômicas são historicamente construídas/reconstruído por diferentes sujeitos social, em processos influenciados por fatores variados e a partir de diferentes projetos sociais.

 Apropriar-se de diferentes linguagens e instrumentais de análise e ação para aplicar na vida social os conhecimentos que construiu de forma autônoma e cooperativa (isso significa conceber as Ciências Humanas enquanto conhecimento e prática social).

 Identidade e Diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com