TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pratica pedagógica.Tema: Diversidade Cultural

Seminário: Projeto de pratica pedagógica.Tema: Diversidade Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Seminário  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE PRATICA PEDAGÓGICA

Tema: Diversidade Cultural

1. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto justifica-se academicamente pela possibilidade de aprofundamento das questões relacionadas à diversidade cultural, tema de suma importância para a formação do professor de História nas suas atividades pedagógicas. Tal projeto ainda possibilitará ao exercício das atividades profissionais do professor, fugir do senso comum quebrando paradigmas e criando conceitos críticos relacionados à identidade social e cultural.

2. PÚBLICO ALVO

O Projeto pode ser potencialmente desenvolvido nas atividades pedagógicas aplicadas em sala de aula aos alunos de 1º ano de graduação em História.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Elaborar um plano de seminário a ser aplicado aos alunos do 1º ano de graduação em História tendo por tem: A Diversidade Cultura.

3.1. Objetivos Específicos

Estimular o impulso a discussão por parte dos futuros professores sobre a importância de se observar, compreender e respeitar a diversidade cultural.

Possibilitar a reflexão por meio de debate sobre o tema, estimulando a crítica e autoanálise sobre perspectivas aplicadas ao tema.

4. METODOLOGIA

Para realização dos objetivos do projeto, serão formalizadas, em sala de aula e com os alunos, duas etapas distintas que serão executadas da seguinte forma:

Etapa 1

a) Leitura do artigo: ORTIZ, R. Diversidade Cultural e Cosmopolitismo. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 47, ago de 1999.

Texto disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ln/n47/a05n47.pdf>

b) Elaboração de Paper Crítico Analítico com o seguinte tema “Compreendendo o mundo moderno por meio da melhor compreensão do multiculturalismo”, tendo por base o texto de Ortiz.

>>> O paper crítico analítico terá que abordar os seguintes aspectos de padronização:

- CAPA

- Resumo;

- Introdução;

- Referencial teórico (sendo que dentro deste tema, após a análise teórica que deverá obrigatoriamente contextualizar com no mínimo outros 03 autores que tratem sobre o tema, deverá no fim do conteúdo teórico conter um breve biografia de Ortiz);

- Conclusão;

- Bibliografia (com devida e correta citação de todos os autores utilizados na pesquisa de maneira correta).

Obs.: Todas as etapas do paper serão elaboradas dentro dos padrões normativos da ABNT, quanto a padronização e formatação de citações, ressaltando que as páginas só serão numeradas a partir da introdução (ficando de fora capa e resumo), não havendo necessidade de sumário.

>>> O paper crítico analítico terá que abordar os seguintes aspectos de produção:

Produção Textual:

a) Qual o a importância da compreensão do multiculturalismo para a compreensão do mundo que a realidade atual apresenta?

b) Como a história, dentro do campo das ciências humanas e sociais pode colaborar para a compreensão dessa nova realidade multicultural?

c) Como um visão etnocêntrica e generalizante pode tornar muito pequena e equivocada a visão do mundo atual?

d) Como, compreendendo os diversos processos históricos de construção dos povos, seus pluralismo, diversidades étnicas, e suas multiculturalidades, pode surgir uma oportunidade de riqueza cultural e nova compreensão de mundo atual?

Etapa 2

Em um segundo momento os alunos se dividirão em 4 grupos de 5 alunos. Os alunos terão que apresentar um paper crítico e analítico do texto de Ortiz de no máximo 10 laudas que será entregue 01 via ao professor que coordenará a indução e outras 04 vias aos demais grupos.

No dia estipulado para apresentação, os grupos, como já anteriormente explicitado, entregarão uma cópia do paper ao professor coordenador da indução e uma outra a cada um dos outros 04 grupos.

Os alunos que assistirão os grupos que apresentarão seus trabalhos estarão dispostos na sala de aula em suas carteira em um semicírculo (forma de meia lua), facilitando a pedagogia e absorção da proposta da dinâmica.

Cada grupo terá um limite de 30 minutos para apresentação. Com uma tolerância de 05 minutos, o grupo que ultrapassar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com