TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade cultural e identidade brasileira

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO – ICHI

ARQUEOLOGIA – BACHARELADO

DIVERSIDADE CULTURAL E IDENTIDADE BRASILEIRA

                                            Isabella de Oliveira Barbosa   107024

A noção de Estado-nação começou a ser concebida apenas no final do século XVIII, quando, com o Iluminismo, a fé foi substituida pela razão. Anteriormente, na Idade Média, não havia uma definição clara de dominação do Estado, dado que este se constituia pela soberania de um rei e as áreas geográficas não eram delimitadas, fazendo com que eles não tivessem um controle eficiente dos territórios. Já nos Estados tradicionais grande parte da sociedade não fazia parte da voz política, participação está que só começou a crescer com os Estados-nação modernos.

Após a Revolução Francesa surgiu o conceito de nacionalismo e com ele se fez incutir um sentimento de perteça à pátria, ligado com uma identidade nacional. As pessoas agora eram cidadãos que compunham a nação, que compatilhavam de uma cultura em comum, assim como um território, e o ainda mais visível, uma língua específica que os unia e diferenciava do resto do mundo.

Com o intuito de fortalecer esse nacionalismo, foi forjada uma memória nacional atrelada à identidade nacional, as quais são ideologicamente criadas com base em escolhas de um determinado grupo social.

No caso do Brasil, a problemática do nacional vem sendo engendrada através dos anos, e o resultado é construido de acordo com as interpretações dos intelectuais brasileiros. Eles selecionam e absorvem para a constituição do global, os mitos, crenças, ritos e culturas, com o propósito de formar uma unidade mais ampla e unificadora.

Esses intelectuais são, como diz Renato Ortiz, os ''mediadores simbólicos'', eles apreendem o particular e o transporta para uma esfera globalizante, fazendo com que todos se identifiquem com o apreendido, o que era algo restrito à uma minoria se torna identidade nacional, agregadora de vários grupos.

A identidade brasileira se fixa em ideias como a cordialidade, alegria, carnaval e o futebol, mas por trás disso, esconde outras identidades que não foram selecionadas e por isso ficam encobertas. Porém, hoje, essas ideias ainda se sustentam como outrora? Ou, poderíamos dizer que, por vezes,  passa-se por uma crise de identidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com