TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

10 DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR UM INFARTO

Seminário: 10 DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR UM INFARTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Seminário  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Cuide bem do seu coração

| | |

10 DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR UM INFARTO

Alimentação balanceada e prática de atividades físicas diárias é o segredo de um coração saudável. No entanto, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares têm sido os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares nos brasileiros.

Publicidade

De acordo com o cardiologista e diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês, Roberto Kalil, esses não são os únicos vilões dessa história, a má alimentação e o excesso de bebidas alcoólicas também aumentam significativamente a probabilidade do aparecimento de doenças coronárias.

"Atualmente, as doenças coronárias ocupam a segunda posição das causas que mais matam no mundo. A previsão é que, até 2040, ocupará o primeiro lugar desse triste ranking caso não haja mudanças radicais em curto prazo", enfatizou o médico. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que a maioria das mortes por infarto ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença - 65% dos óbitos acontecem na primeira hora e 80% até 24 horas após o quadro inicial. Por isso, é importante estar atento aos sinais do organismo.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que grande parte dessas patologias podem ser evitadas com cuidados bastante simples. Segundo o cardiologista Miguel Moretti, da unidade Anália Franco do Hospital São Luiz, quem possui histórico familiar de cardiopatias tem que estar sempre em dia com os exames, como ecocardiograma, teste de esforço, raios-X de tórax, eletrocardiograma e exames de sangue. "Exames regulares podem evitar o aparecimento de um infarto, porque é possível verificar alterações no metabolismo e no colesterol do paciente. Isso já acomete até mesmo jovens devido à má alimentação", explica.

Clique aqui para saber grátis quanto você precisa emagrecer e comece agora sua reeducação alimentar!

Sem sinais de fácil reconhecimento, às vezes, até mesmo para os médicos é difícil reconhecer os sintomas da doença na hora de identificá-la. Por isso, Moretti lista dez importantes dicas que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável.

1 - Siga uma dieta equilibrada - Alimentar-se bem não significa comer muito. É importante que a alimentação contemple frutas, verduras, legumes e carboidratos. Isso reflete no colesterol. Não só quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família precisa cuidar da saúde. Uma dieta balanceada auxilia o organismo a equilibrar proteínas e nutrientes. Frituras e carne vermelha devem ser evitadas. O consumo de peixes e de carne de porco é indicado.

2 - Vá ao médico regularmente - Não é só quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família que precisa buscar orientação médica. Com exames de rotina é possível analisar os níveis de açúcar e colesterol no organismo.

3 - Fique de olho na sua faixa etária - Apesar de o infarto aparecer em muitas pessoas mais jovens, entre 18 e 40 anos, os idosos ainda são o grupo de maior risco da doença. Geralmente, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com