TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

10 Dicas Para Apresentação

Seminário: 10 Dicas Para Apresentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

10 dicas de apresentação

Mensagens de Comunicação - verbais

Palavras - Interação face a face - Conteúdo - 7% de influência

Tom - Ritmo, timbre, Velocidade, altura - 38% de influência

Mensagens de Comunicação – não verbais

Expressão facial - Corporal, Gestual - 55% de influência

Alguns Aspectos da Comunicação - Não Verbal

• O corpo – rosto, olhos e mãos

• A postura e a atitude

• Os gestos, ritmo e movimento

• Os sentidos

• Os códigos e sinais

• A cultura e os costumes

• Os rituais

• O espaço e os territórios

1. Ler as anotações: Um dos mais comuns, quem não domina o assunto precisa sempre ler anotações ou até mesmo o slide. Essa é a maior prova que você não sabe muito, sobre o que está falando.

2. Evitar contato visual: Esse é importante, para que as pessoas na audiência sintam que você está falando diretamente para eles. Tente não olhar para cima ou para o chão, isso pode passar a impressão que você não está se sentindo bem, fazendo a palestra.

3. Não se vestir de maneira adequada: Antes de fazer qualquer tipo de palestra ou apresentação, analise o assunto e o público. Repare que as pessoas que falam sobre economia, dinheiro e negócios estão sempre de terno e gravata. Já as pessoas que falam sobre Cinema ou artes podem se vestir de maneira mais descontraída. Estude a sua audiência!

4. Deixar transparecer tiques ou trejeitos com as mãos: Quer que as pessoas saibam que você está nervoso? É só gesticular sem parar com as mãos, colocar e tirar as mãos dos bolsos para que todos saibam que você está nervoso. Tente maneirar no movimento das mãos, uma boa técnica é segurar alguma coisa que ajude na apresentação, com uma caneta laser ou um controle remoto.

5. Não revisar e ensaiar antes a apresentação: Se tivéssemos que eleger ao menos um dos erros, esse seria o meu escolhido. Quem ensaia a apresentação, antes de ministrar a mesma, tem a chance de corrigir todos os erros e até mesmo planejar melhor o tempo da apresentação.

6. Ficar estático: Cuidado com os excessos de movimento, mas cuidado para não virar uma estátua! Os movimentos que o nosso corpo faz ao conversar são naturais, por isso você deve tomar cuidado também para não acabar ficando bitolado em ficar estático. Caminhe pelo palco, gesticule e saia do púlpito para se integrar com a audiência.

7. Ler os tópicos dos slides: Apesar de ser parecido com o primeiro erro, aqui temos o erro clássico de ler os tópicos dos slides. Nunca, mas nunca faça isso!

8. Não fale demais, apenas o necessário: O tempo das apresentações é algo que deve ser levado extremamente a sério, principalmente em ambientes corporativos. Planeje bem e seja objetivo. Algumas empresas começam a adotar as regras do 10-20-30 ou Pecha Kucha para evitar apresentações intermináveis.

9. Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com