TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

12 HOMENS E 1 SENTENÇA

Pesquisas Acadêmicas: 12 HOMENS E 1 SENTENÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

1. Com relação ao filme DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA:

a) Cite 3 personagens que demonstram comportamento POSICIONAIS e explique como se apresentam, de acordo com o que foi discutido em sala de aula. Qual o interesse aparente de cada um dos citados?

Os jurados nº 3, 7 e 10 inicialmente apresentam-se buscando a satisfação célere e instantânea de seus anseios e objetivos, utilizando da argumentação lógica para uma maior aceitação dos demais e evitando questionamentos. Todos são movidos por interesses individuais que os forçam a tomar decisões mais rápidas e fáceis, de maneira que não entrem em conflito com suas crenças e desejos internos. O jurado nº3 é descontrolado e temperamental, guarda muita mágoa em relação ao filho, o que resulta em demonstrações de rejeição aos jovens em geral. O jurado nº7 é superficial e egoísta, preocupa-se somente com os ingressos do jogo que estão em seu bolso, e segue a opinião da maioria simplesmente para adiantar o fim do julgamento. O jurado nº10 é marcado pelo seu preconceito e arrogância, impõe sua opinião encarando os fatos como óbvios se baseando apenas na generalização das pessoas por sua origem ou condição socioeconômica. Este último também insistia no término rápido do julgamento porque tinha negócios para cuidar.

b) Que mudanças comportamentais apresentam os mesmos personagens ao longo do filme?

Conforme os jurados vão deixando seus conceitos particulares de lado e analisam os fatos de forma reflexiva, os jurados nº3, 7 e 10 agem de maneira rude, movidos pelo preconceito e freqüentemente se referem aos demais com desprezo e desrespeito. O jurado nº 3 trás várias vezes a figura do filho à discussão. Apesar de não admitir nem para si mesmo, ele se deixa levar pelo ressentimento e mágoa que tem pelo filho e atribui opiniões negativas aos jovens em geral, o que influencia sua decisão a respeito da culpa do réu. Constantemente ele se descontrola emocionalmente, não admitindo opiniões que confrontem as suas. Por fim, ele se rende as barreiras e sentimentos mal resolvidos, e admite acreditar na inocência do réu.

O jurado nº 7 mantém-se individualista e egoísta ao decorrer da discussão, optando sempre pelo mais prático. Quando muda seu voto para a inocência do réu, não se prolonga muito, mesmo diante da cobrança dos demais por explicações, apenas alega que está cansado.

O jurado nº10 sustenta todos os seus argumentos no fato do réu ter crescido em um cortiço. Durante toda a discussão ele faz comentários preconceituosos e não dá espaço para outras opiniões. Para ele é irrelevante buscar um porquê ou explicações, visto que quem vem de um ambiente pobre é mentiroso de nascença. É um dos últimos a mudar seu voto para inocente.

c) Eles (jurados) passam a demonstrar seus reais interesses ou contextualizar a situação de modo diverso?

No começo, todos os jurados, menos Davis, encaram o julgamento como algo que deve ser rapidamente resolvido para retomarem suas atividades rotineiras, dessa forma, buscam atender os seus interesses próprios e a aceitação do grupo, os argumentos são baseados na lógica e não há reflexão dos fatos. Conforme Davis propôs que discutissem sobre o assunto e foi apresentando novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com