TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

12 Homens E 1 Setença

Casos: 12 Homens E 1 Setença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men /Twelve Angry Men)

Drama, EUA, 1957

Direção: Sidney Lumet

O filme 12 Homens e uma Sentença, mostra a reunião do júri do julgamento de um jovem de dezoito anos acusado de homicídio. O júri popular que ocorre na cidade de Nova York, onde o réu está sendo acusado de ter matado o seu pai a facadas, com o qual teve uma briga na noite do crime. Devido a esse fato, todos acreditam que ele seria o único a ter motivos para o faze-lo. O caso se mostra no tribunal, onde o juiz por sua vez se manifesta e em algumas simples palavras explicando aos doze jurados à responsabilidade a que os competem, tendo em vista que naquele Estado a sanção aplicada para tal crime, é a cadeira elétrica. A decisão do júri precisa ser unânime,e por esse motivo a necessidade de cautela na decisão, pois se trata de decidir se uma pessoa deve ou não ser morta para pagar por um determinado crime. A responsabilidade se torna ainda maior para os jurados, pois existem algumas testemunhas e provas, mas existe também uma margem de dúvida, dúvida essa que se não for esclarecida pode condenar um inocente ou absolver um culpado pondo em risco a sociedade. Dentro de uma sala onde se passava a reunião dos jurados, foi novamente lembrado que a sentença deveria ser única, ou seja, doze votos para inocente ou para culpado, iniciando-se a partir de então a votação. Enquanto que,os onze jurados com uma posição já tomada considerando o réu culpado, esperam apenas cumprir as formalidades necessárias e ir embora para as suas ocupações.

No entanto, um dentre os jurados se opõe a decisão tomada pelos colegas, alegando dúvida, declarando que não poderiam julgar uma vida que poderia ser condenada à morte daquela forma, sem ao menos ter uma argumentação entre eles. No decorrer da trama, em meio a discussões iniciadas por preconceito, pressão psicológica e a falta de opinião própria de alguns jurados, deram espaço a uma complexa decisão a ser tomada, sendo que, em meio as provas não concretas cedidas pela promotoria e as acusações feitas pelas testemunhas, levaram os jurados a repensarem as suas opiniões e levarem à acusação mais a fundo. As opiniões dos jurados que passaram a interpretar o caso, foram mudando de acordo que as provas apresentadas iam entrando em contradição e, enfim foi de comum acordo de que o jovem era inocente, levando os jurados novamente ao tribunal para o término do julgamento, que teve a sua decisão tomada pelos doze homens e por uma única sentença.

O filme 12 Homens e Uma Sentença, fala diretamente à razão e mostra que nossas escolhas merecem ser repensadas, sempre . A decisão judicial é, então, apenas pano de fundo para a verdadeira análise e que “Uma Sentença” é um poderoso estudo do comportamento humano em grupo, onde a obviedade não tem vez e, além disso, demonstra que nós somos reféns de que tem o poder e que muitas vezes não estão nem aí para nada nem ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com