TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

12 Homens E Uma Sentença

Exames: 12 Homens E Uma Sentença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

BREVE COMENTÁRIO SOBRE O FILME

12 HOMENS E UMA SENTENÇA

O filme descreve a história de um garoto de 18 anos que está sendo julgado pelo assassinato do pai depois de uma briga. No caso, a sentença deveria ser dada por doze homens que fazem parte do júri. Este trabalho será com base nos seguintes termos: campo grupal; grupos operativos; tarefa; grupos. A literatura auxiliou a compreensão da eficiência que a boa condução de um trabalho de grupo pode ter para a decisão de problemas diversos, bem como sobre como um grupo ter capacidade de ser influenciado dentro de um contexto.

O grupo é composto por doze homens, dentre eles alguns negros, imigrantes, operários e trabalhadores liberais, pessoas jovens e idosas, enfim, um grupo que representava a sociedade enquanto instituição, heterogêneo.

Deste modo, o grupo inicia seu movimento, em direção à execução da tarefa buscando uma solução suave para suas necessidades e objetivos.

Não se deve deixar passar que esse júri já está observar ao julgamento há três dias, e o espaço onde terão que ficar até tomarem uma decisão comum, é um local pequeno com uma mesa central, cadeiras nada cômodas, sem circulação de ar adequada em um dia quente, e um banheiro para vários homens. A porta da sala tem que fica fechada pelo lado de fora, pois a segurança é rígida e quem possui a chave é um guarda, que se o grupo precisar de alguma coisa deve chamá-lo.

É de extrema seriedade à escolha do local para a realização de qualquer formação de grupo, pois o espaço e as dimensões físicas do ambiente são elementos importantes que o grupo usará ativamente. As péssimas condições da sala de júri contribuem para aborrecer os jurados e movê-los pelo caminho inicialmente mais simples. Todos esses fatores contribuíram muito para a irritação e agressividade do grupo e serviram como fator estressor.

Consideramos que estas tomadas de papéis durante o julgamento, foram fundamentais para que os jurados refletissem e repensassem sobre seus julgamentos. Pois era a futuro de um jovem que estava na mão deles, e para não tomarem a decisão errada eles preferiram passar por cima de diversos fatores tanto ambientais como emocionais para chegarem a uma decisão comum, uma decisão de um grupo unido e que chegasse a um final favorável para todos e que suas consciências ficassem mais tranqüilas depois de dias tão estressantes

O filme mostra a fragilidade estrutural e a complexidade de um grupo formado de pessoas que convivem na sociedade comum e que não tinham nem uma relação com antecedentes criminais ou coisas do tipo. Mostra também os fatores críticos envolvidos no processo decisório, para uma tomada de decisão muito importante e que não poderia haver falhas evidenciando como as pessoas trazem para o grupo e para a tomada de decisão seus padrões, condicionamentos e história de vida; evidencia as diferenças individuais que levam as pessoas a, na análise de um mesmo fato, visualizar ângulos e verdades desiguais; e analisa a capacidade e características do processo final.

Outro aspecto importante do grupo foi a duração do tempo imposta pelo primeiro jurado para cada falar, é onde entra o líder de um grupo, o que não deu muito certo, pois um interrompia o outro nas suas observações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com