TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

123 Lingua

Trabalho Universitário: 123 Lingua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

A língua órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca, da maior parte dos animais vertebrados, e que serve para "processar" os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.

Índice [esconder]

1 Descrição

2 Músculos extrínsecos da língua

3 Histologia

4 Estruturas

4.1 Papilas fungiformes

4.2 Papilas foliáceas

4.3 Papilas circunvaladas

4.4 Papilas filiformes

4.5 freio lingual

4.6 Glândulas

5 Ver também

6 Referências

7 Link externo

Descrição[editar | editar código-fonte]

A língua é formada essencialmente de músculo esquelético e, nos mamíferos, encontra-se ligada à cartilagem hióide, à mandíbula e aos processos estilóides do osso temporal.

Os músculos com que a língua está ligada ao crânio são denominados músculos extrínsecos, enquanto que os que formam a própria língua são os quatro pares de músculos intrínsecos responsáveis pelo movimento e alterações da forma da língua durante a mastigação e a deglutição.

A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).

O lado dorsal dos dois-terços anteriores (parte oral) da língua é revestida de papilas gustativas, e a língua tem uma aparência macia e rosada. Há quatro tipos de papilas gustativas: filiformes, fungiformes, valadas e foliadas. Atrás da parte oral da língua há de 3 a 14 papilas arranjadas em formato de V em frente ao sulcus terminalis (sulco terminal).

Não há papilas linguais na parte de baixo da língua. Ela é revestida com uma membrana mucosa macia que aloja, no centro, o frênulo da língua.

A parte mais acima da língua posterior (parte faringeal) não possui papilas gustativas visíveis, mas é áspera devido à presença de folículos linfáticos abaixo. Esses folículos são conhecidos como tonsilas linguais.

Tudo relacionado à língua é geralmente chamado de lingual que vem da palavra latina, ou glossal que vem da palavra grega para língua.

Músculos extrínsecos da língua[editar | editar código-fonte]

Existem quatro pares de músculos extrínsecos que auxiliam no movimento da língua e que são inseridos em vários ossos da cabeça e pescoço.

Genioglosso - origina-se do tubérculo geniano da mandíbula (maxilar inferior), e compreende a maior parte da língua.

Hioglosso - inserido ao osso hióide.

Estiloglosso - proveniente do processo estilóide osso temporal

Palatoglosso - sai do palato mole (processo palatinho da maxila +lamina horizontal do osso palatino

Histologia[editar | editar código-fonte]

A língua tem uma porção dorsal(parte superior) e uma porção ventral(parte inferior). A porção ventral da língua não possui papilas linguais. A porção dorsal da língua tem papilas e uma delas é a papila caliciforme ou papila circunvalada, pois elas têm valum do lado delas. Ainda na boca (na língua, bochecha) são vistos os botões gustativos, responsáveis pela percepção do sabor.

A porção da língua que tem maior riqueza em conjuntivo na submucosa é a ventral, pois a dorsal está em constante contato com o alimento.

Estruturas[editar | editar código-fonte]

Papilas fungiformes[editar | editar código-fonte]

A papila fungiforme tem um conjuntivo muito rico, mas não tem valum, nem queratina. Possuem poucos botões 1 gustativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com