TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3ª Etapa Alfabetização E Letramento

Pesquisas Acadêmicas: 3ª Etapa Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1 – (foi realizado em sala, mas voltamos a faze-lo em grupo)

A importância do trabalho com texto na sala de aula para a alfabetização

Há diversos tipos (generos) textuais, e trabalha-los com os alunos tem uma importância gigantesca. Trabalhar com textos enriquece a aprendizagem na sala de aula.

Os Contos, as histórias infantis, além de desenvolver o interesse pela leitura, vêm também ampliar o universo vocabular, permitir o exercício da fantasia e da criatividade. Ao apresentar, de modo maniqueísta, a polarização bem/mal, virtude/vício, recompensa/castigo, possibilitam a discussão de padrões éticos e morais, e a formação de valores.

Encontramos alguns textos com gêneros e objetivos diferentes:

As crianças podem interagir com os textos, mesmo ainda não sabendo ler, o objetivo aqui é o conhecimento da letra A.

A palavra principal desta música é SAPO, mas aqui foi trabalhado o espaço entre as palavras.

Aqui temos um outro tipo de texto, receita, que é muito rico e pode ser explorado de várias maneiras, incluindo a matemática

Nas oportunidades de interação com textos reais, mesmo que a criança não saiba ler convencionalmente, elas poderão questionar, explorar e confrontar suas hipóteses, registrando suas próprias escritas.

Estimule os interesses pessoais das crianças com livros, revistas e jornais. Veja os assuntos que elas gostam mais e dê textos sobre isso. Por exemplo: se gostam de esportes, passe para elas a seção esportiva do jornal ou de revistas ou uma reportagem de algum artista que elas gostem.

No início, todo mundo erra, as crianças arriscam, em vez de corrigir, elogie.

Quando as crianças estiverem começando a aprender a escrever, não corrija seus erros ou a sua “letra feia”. O importante é que elas se atrevam a escrever. Aos poucos, os erros vão diminuir e a letra, melhorar. No início é mais importante dar parabéns do que ficar corrigindo.

A importância da leitura no processo de produção de textos

Nenhuma pessoa nasce gostando de ler, assim como nenhuma pessoa nasce gostando de tomar banho, ainda mais no inverno. Sómos educados para certos hábitos e nos identificamos determinadas necessidades que vamos descobrindo ao longo da nossa existência. As famílias precisam investir na leitura, incentivando seus filhos a lerem o máximo que puderem.

Através da leitura falamos e escrevemos melhor, as pessoas que adquirem o hábito de ler, conseguem desenvolver uma redação com muito mais competencia, autonomia, e crítica do que as que não tem esse mesmo costume, o mesmo acontece com a interpretação dos textos, a sua codificação é mais simples para quem tem o costume de ler.

Com conhecimento, reflexão e vocabulário o individuo consiguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa muito bem por meio da escrita.

Passo 2 – (não tem na atps)

Passo 3 -

A seguir, quatro atividades que envolvem leitura e escrita de textos de memória, com objetivo de compreender que, mesmo quando o aluno não sabe ler é possível que realize ajuste entre o que é falado e o que é escrito.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

Atividade nº 01

NOME: ______________________________DATA:______________

Borboletinha

Borboletinha tá na cozinha

Fazendo chocolate para a madrinha

Poti, poti

Perna de pau

Olho de vidro

E nariz de pica-pau

pau, pau

Atividade nº 02

NOME: _____________________________DATA:______________

BEXIGA BOI BRUXA

Era uma bruxa

À meia-noite

Em um castelo mal-assombrado

Com uma faca na mão

Passando manteiga no pão

NOME: _____________________________DATA:______________

AS BORBOLETAS

Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com