TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4ª Série Administração De Cargos, Salários E Benefícios Trabalhistas

Casos: 4ª Série Administração De Cargos, Salários E Benefícios Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  5.229 Palavras (21 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

DISCIPLINA: GESTÃO DE DESEMPENHO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR: MARCELO VIEIRA VITOR

Aparecida Lima Silva - 6946465584

Cristiano Martins de Oliveira – 1299515701

Estefania Pereira da Silva - 6790376433

Suely Sousa Arrais Nascimento – 6790399299

Thais Coimbra de Souza – 6952457852

TAGUATINGA / DF

2014

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é elaborar uma Proposta de Modelo de Avaliação por Competências para a empresa TCI – BPO – empresa que atua no ramo arquivístico.

A incorporação do conceito de competências e a percepção de sua importância levaram as organizações que o adotaram a assumir um novo posicionamento.

A Gestão por Competências prevê a identificação e a gerência de perfis profissionais que gera um retorno maior aos negócios.

Ela pode ser defina como o que são os conhecimentos e as habilidades dos profissionais.

Segundo CARBONE, 2005. Para um melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas por essa nova filosofia de gestão, deve-se compreender que as competências são multidimensionais, destacando-se por possuírem quatro características básicas: dinâmicas, sistêmicas, cognitivas e holísticas.

Será apresentado também o banco de talentos da empresa, a avaliação por competências e os principais pontos da gestão de desempenho.

A partir do momento em que as competências possuídas pela organização são consideradas estratégicas para sua diferenciação competitiva, a valorização dos funcionários ganha uma maior importância.

Com isso, este trabalho apresentará a importância da gestão por competências para a empresa, abordando seus pontos fracos e fortes.

DESENVOLVIMENTO

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA

Gestão de Desempenho com base em competências – Working Paper é um documento elaborado pela Ecexutive – Educação Continuada e Consultoria LTDA, uma organização criada em agosto de 2003, que oferece soluções empresariais, contribuindo para o incremento da produtividade e lucratividade de seus clientes.

Esse documento apresenta como fatores de sucesso da organização aqueles que contribuem de maneira significativa para a construção da vantagem competitiva da organização.

O modelo de gestão de competências desenvolvido pela Executive se baseia na adaptação do modelo de “visão da empresa baseada em recursos”, do modelo de posicionamento estratégico desenvolvido por Michael Porter e do modelo de gestão do desempenho estratégico (BSC) desenvolvido por Kaplan e Norton. A articulação de diferentes recursos é que pode propiciar a emergência das competências organizacionais.

O mapeamento da gestão por competência é feito com o levantamento de dois tipos de competências: Técnica (são as que compõem o perfil profissional para ocupar cargos) e Suporte (são as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional da pessoal).

O desdobramento do conceito de competências é descrito no modelo em que: competência = habilidade + conhecimento + atitudes.

É através do processo de avaliação que se consegue subsídios para a tomada de ações referentes aos demais elos da corrente (treinamento e desenvolvimento e sistema de recompensas). É um elo importante da corrente de gestão de desempenho humano para suportar decisões sobre promoção e remuneração, registrar a evolução do comportamento do colaborados em relação ao trabalho, medir o grau de satisfação que os empregados têm em relação às tarefas realizadas, entre outros.

Um pressuposto básico para a consecução dos objetivos da organização é o monitoramento da performance individual dos colaboradores. É uma premissa importante para o processo de mapeamento de competências e consequente processo de avaliação que os perfis das funções estejam desenhados ou revisados de acordo com os objetivos estratégicos da organização.

Uma das dúvidas geradas por esse modelo é cobre a conceituação do que são competências. De acordo com Leboyer (1997), “Competências são repertórios de comportamentos que algumas pessoas e/ou organizações dominam, o que as faz destacar de outras em contextos específicos”.

O modelo de gestão por competências pode ser visto como um poderoso meio de identificar os potenciais dos funcionários, melhorar o desempenho da equipe e a qualidade das relações dos funcionários e seus superiores.

A gestão por competências é um sistema gerencial que busca impulsionar os colaboradores na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes. O resultado é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos, elevando o senso de responsabilidade individual e a autogestão desses funcionários.

Chiavenato (1981), define competências como as características das pessoal que dão a sustentação de vantagens competitivas, relacionadas ao trabalho gerencial e profissional, elas ajudam na organização e no objetivo estratégico do negócio.

As pessoas com suas habilidades, conhecimentos e atitudes são o principal alicerce das organizações. Neste sentido, elas deixam de ser recursos e passam a ser tratadas como seres vivos, dotados de inteligência e sentimentos.

1.1- Descrição da empresa

A organização escolhida por todos os membros da equipe é a empresa TCI – BPO. Está no mercado desde 15 de outubro de 2001. É uma empresa de porte médio que atua no mercado do ramo arquivístico. Trabalha com Arquivo de Segurança, Microfilmagem, Organização de Arquivos, Digitalização de Documentos, Guarda de Documentos.

Oferece um conjunto de estratégias, metodologias e ferramentas que são utilizadas para a captura, gerenciamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com