TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

8. Explique Sucintamente Quais As Principais Diferenças Entre Monetaristas, Fiscalistas, pós-keynesianos, Marxistas E Institucionalistas.

Casos: 8. Explique Sucintamente Quais As Principais Diferenças Entre Monetaristas, Fiscalistas, pós-keynesianos, Marxistas E Institucionalistas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  4.929 Visualizações

Página 1 de 2

A chamada lei de Say a afirma que toda a oferta gera sua própria demanda. Cem anos mais tarde, J. M. Keynes no seu famoso livro “A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, estabelece um arcabouço teórico capaz não apenas de questionar a lei de Say, mas também de substituí-la: o princípio da demanda efetiva. Este princípio permite, como caso geral, a possibilidade de equilíbrio com desemprego, isto é, a possibilidade de o nível de produto não ser limitado por problemas de oferta, mas por questões relativas à demanda esperada e à demanda realizada.

Embora a controvérsia deles estivesse centrada nos determinantes da taxa de lucro, e não no conceito de demanda efetiva, Malthus por meio de sua escassa compreensão sobre esse princípio, afirmou que a falta de consumo improdutivo ocasionaria uma queda na taxa de lucro. Ricardo argumentou que a produção não era limitada pela demanda, assim o que ocasionaria de fato uma redução na taxa de lucro seria o emprego de terras menos férteis na produção devido a um aumento populacional, isto é, como conseqüência do rendimento marginal decrescente das terras utilizadas.

Adam Smith – Considerado o precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto cientifico sistematizado, com um corpo teórico próprio.

David Ricardo – É outro expoente do período clássico. Partindo das idéias de Smith, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analítico.

John Stuart Mill – Foi o sintetizador do pensamento clássico. Seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino de economia no fim do período clássico e no inicio do período neoclássico.

Jean Baptiste Say – O economista Francês retomou a obra de Adam, ampliando-a. Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a chamada lei de Say; “A oferta cria a sua procura”.

Thomas Malthus – Foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a população. Ao assinalar que o crescimento da população dependia rigidamente da oferta de alimentos, Malthus deu apoio a teoria dos salários subsistência.

6. O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?

A teoria das vantagens comparativas demonstra que cada economia deve se especializar na produção de bens cujo seu preço relativo exceda o custo de oportunidade, ou seja, o modelo ricardiano, de Davi Ricardo¹ prega a especialização na produção de um determinado bem em que o país possua maiores vantagens comparativas: pode ser o custo de oportunidade de um bem em relação a outro de determinado país. As vantagens comparativas determinam um padrão de produção, fazendo com que o comércio seja impulsionado pela diferença de produtividade da mão de obra entre os diversos países, isto maximiza a produção a aumenta a eficiência destes produtos tornando-os competitivos. Desta forma, os países acabam exportando bens produzidos de maneira eficiente e competitiva, e importando bens que seriam produzidos de maneira ineficiente.

7. Qual a diferença entra Lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com