TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANGÚSTIA DA VIDA EXECUTIVA: Psicologia organizacional e Gestão com pessoas

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1 O QUE ESPERAR DE FUNCIONARIO BEM SUCEDIDO         5

3 CONCLUSÃO  .........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

   Apesar que possa parecer para o profissional super dedicado no que se refere ao trabalho e das altas horas no emprego diariamente, quer dizer que isso irá prejudicar a sua vida tanto social quanto familiar ou atacar sua saúde. Esses que tornam seu emprego seu segundo lar estão infelizes com a falta de tempo que poderia passar com a família, e que, contudo soma-se ainda ao estresse do dia-a-dia.

Viver com qualidade e ter qualidade de vida é um assunto que tem preocupado as pessoas. Conciliar trabalho e vida pessoal ainda é um dos maiores desafios das pessoas, em face às muitas exigências do mundo moderno. O homem não pode ser colocado no mesmo patamar que as máquinas para execução do trabalho. O lazer e o descanso são primordiais para a manutenção da qualidade de vida e da saúde.

 O gerenciamento das atividades é possibilitado através da divisão do trabalho, hierarquia, autoridade e responsabilidade. Tais atividades visam à satisfação das necessidades organizacionais, mas dependem de que os indivíduos estejam em condições de realizá-los de forma eficiente.

É isso que será abordado no trabalho a seguir.

2. DESENVOLVIMENTO

Aqui engloba não só um contexto específico do trabalho, mais como esse exagero afeta tudo em sua volta, mas será que vale a pena arriscar tudo por status, fama, salários altos? É o que será detalhado nesta pesquisar, e como este profissional, que na maioria das vezes são executivos ou empresários, os que passam horas a fio procurando manter aquilo que conquistaram.

Dessa forma será abordado de maneira argumentativa o quão isto está até mesmo infringindo as normas de trabalho.

Portanto dentre do que será explicado na pesquisa, saberá que este excesso de carga horária e dedicação no trabalho afeta sua saúde tanto no lado profissional, quanto no lado social do mesmo, causando na maioria das vezes o divórcio por insatisfação da vida do cônjuge.

2.1 O que esperar de um profissional bem sucedido

O que seria um profissional ideal do novo século, este teria sucesso imensurável, trabalharia altas horas naquilo que sempre sonhou, teria um saúde inquestionável, seus relacionamentos seriam mais sólidos, entre outros mais. É o que se passa na cabeça daqueles que observam os profissionais de altos cargos, mas o que seria se soubessem que metade de suas vidas é ilusória, que não se pode ter um aspecto sem abrir mão do outro?

Isto se dá através da cultura organizacional, que passa essa imagem para os outros, contudo para ser 100% fiel, teria que haver um equilíbrio, afim de atender tudo o que a empresa prega.

De acordo com Oliveira, Santos, Weimar e Riciere(2014, pag.46) dizem o seguinte sobre a cultura organizacional:

As tipologias objetivam enxergar a cultura organizacional como um sistema em que valores são compartilhados e que, por sua vez, compreende subsistemas que orientam a forma de agir dos colaboradores em uma organização. Para buscar uma melhor compreensão das culturas organizacionais, criou-se uma divisão global dos tipos existentes, segundo a natureza, as práticas e as orientações propiciadas pelas organizações aos funcionários.

Desta forma pode-se dizer que é importante manter uma qualidade de vida com transparência para que aqueles que fazem parte do cotidiano percebem isso a fim de manter fiel o que se prega na empresa.

A fim de explicar o contexto Robbins (2009, pag. 47) diz o seguinte sobre o equilíbrio ideal:

Jean stone, embora não representativa do grupo, dá uma amostra no preço pago por alguns destes executivos. Como presidente da Dukane Corp, uma industria de equipamentos eletrônicos, ela se declara extremamente voltada para carreira profissional. Seu foco está colocado totalmente no trabalho e sua vida foi deixada de lado. Ela acabou de se divorciar, depois de dez anos de casamento e reconhece que as “pressões de trabalho e da carreira tiveram um papel importante nesse episódio”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com