TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

Por:   •  12/9/2021  •  Dissertação  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

Parte dos acidentes de trabalho ocasionada pode ser motivada em função do ambiente inseguro e comportamentos inseguros que colocam em risco a integridade física e mental dos trabalhadores. Alguns aspectos podem ser agravados, sobretudo por conta da ausência de fiscalização e treinamentos corretos, principalmente nas obras que não possuem fiscalização e que possuem poucos recursos para contratação de profissionais qualificados e para implementação de medidas de controle e prevenção da segurança. Estes fatores influenciam negativamente no ambiente de trabalho, aumentando os riscos ocupacionais e consequentemente, aumentando as estatísticas de acidentes no canteiro de obra.

Nesse contexto o gerenciamento da Saúde e Segurança no Trabalho foram decisivas para a maior parte das organizações, isso porque esse sistema reduz os riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, além de melhorar os resultados operacionais, o que aumenta as chances de surgirem novas oportunidades de crescimento. Todo esse processo ganha ênfase quando se leva em consideração o processo produtivo e as particularidades de cada colaborador, como a utilização de insumos que são altamente perigosos para a saúde humana.

Os dois motivos para que as empresas cumpram as legislações e normas de segurança são que garantam a  saúde e segurança do trabalho são para melhorar o gerenciamento do ambiente de trabalho e o processo produtivo. Já os dois motivos apresentados para que os trabalhadores sigam as regras de saúde e segurança busca prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Logo o sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho é denominado como um conjunto de iniciativas que utilizam programas, políticas e procedimentos dentro do ambiente de trabalho, onde garantir a saúde e a segurança do trabalhador é fundamental para diminuir os acidentes no ambiente de trabalho.

REFERÊNCIAS

BENITE, A. G. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para empresasconstrutoras. 2004. 221 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica,Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

BHERING, Marcia Maria. Gestão de Carreira: Gerenciando corretamente o seu crescimento profissional. Minas Gerais: A.S Sistemas, 2014.

CARDELLA, Benedito. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes. São Paulo: Atlas S.A., 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com