TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Crítica, Objetividade, Clareza de Ideias e Precisão

Por:   •  29/3/2023  •  Exam  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

NOTA

              [pic 1]

[pic 2]

Fatec São Sebastião

Avaliação:

AV3

Disciplina:

LOGÍSTICA OFFSHORE

Data:

29/11/2021

Professor:

Lourival Neto

Período:

6º Logística

Aluno:

LANALICE OLIVEIRA

Critérios de avaliação:

Análise Crítica, Objetividade, Clareza de Ideias e Precisão.

Instruções:  Leia a prova com atenção, resolva as questões mais fáceis primeiro, controle o seu tempo de prova.

As respostas devem ser:

À tinta  (azul ou preta) e na folha de respostas    

Dicionário/calculadora:

não pode utilizar

Corretivo ou rasura

não serão aceitos

I ) QUAIS SÃO OS ASPECTOS CAPAZES DE INTERFERIR NA ATIVIDADE OFFSHORE E COMO SE DÃO ESTAS INTERFERÊNCIAS?

Condições marítimas, ventos ,ondas, correntes marinhas, velocidade e aceleração.

2 ) CITE E COMENTE ACERCA DE TRÊS DIFERENTES TIPOS DE PLATAFORMAS E COMO FUNCIONAM.

FPSO=Geralmente, a plataforma FPSO é a responsável pela produção no local perfurado por um navio-sonda. A sigla vem de Floating Production Storage Offloading (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência), modelo que surgiu nos anos 1990.Ao contrário da ideia que se tem como sendo uma plataforma, a FPSO é um grande navio tanque com capacidade de armazenagem que faz todo o trabalho de extrair o petróleo e armazená-lo pelo tempo necessário até que seja possível a transferência desse produto.

NAVIO SONDA= plataforma do tipo navio-sonda de posicionamento dinâmico é muito utilizada para a perfuração em águas ultra profundas — chegando a 3.500m de profundidade. Sua função primária é para a perfuração e teste de produção dos poços que serão explorados no futuro. Sua característica híbrida é o que torna o modelo mais prático para as empresas. Ele tem melhor performance que o semissubmersível e, por ser um navio, se desloca com mais agilidade entre locações, além de cobrir distâncias continentais em menor tempo  e também é mais estável, já que no semissubmersível o convés fica muito alto. O navio-sonda também utiliza sensores acústicos e propulsores para cortar ondas e mitigar a ação dos ventos, mantendo assim a plataforma mais estável.

SEMISSUBMERSÍVEL=A estrutura de uma plataforma semissubmersível é do tipo catamarã na maioria dos casos. Essa configuração foi resultado de pesquisa e evolução tecnológica no setor que buscava a exploração e produção em águas profundas. Assim, a unidade é ancorada (utiliza geralmente 8 âncoras), sendo capaz de se mover com facilidade e agilidade para uso em águas entre 100m e 2.000m de profundidade. Pode-se utilizar a semissubmersível tanto para perfuração quanto produção, porém essa escolha é feita previamente — a embarcação já sai do estaleiro preparada para uma das duas finalidades.

3 ) COMENTE ACERCA DA FUNCIONALIDADE DOS SISTEMAS DE ANCORAGEM DAS FPSO’S.

No sistema de ancoragem do tipo convencional, a unidade flutuante conecta-se ao fundo do mar por meio de cabos de aço e/ou amarras. Tais conexões são chamadas de linhas de ancoragem, as quais devem estar trabalhando como catenárias simples ou compostas, apresentando trecho apoiado ao solo, assegurando, assim, apenas a transmissão de esforços horizontais para o solo.

No tipo de ancoragem “Taut-Leg”, as linhas de ancoragem apresentam uma configuração em que não possuem trechos apoiados no leito marinho, visto que se encontram mais tracionados do que nos sistemas de ancoragem convencional. Nesse tipo de ancoragem, o ângulo formado entre as linhas e leito marinho é diferente de zero, fazendo com que a fundação seja capaz de resistir a carregamentos com componentes horizontais e verticais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com