TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Da Situação Do Etanol E Do Biodiesel No Brasil

Por:   •  23/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 3

KOHLHEPP, Gerd. Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil. Estudos Avançados, v. 24, n. 68, p. 223–253, 2010.

Esse artigo trata sobre o papel de destaque do Brasil no cenário mundial na produção e uso de biocombustíveis produzidos por meio da biomassa. Desde a colonização a economia do Brasil foi atrelada a ciclos econômicos, principalmente na produção e exportação de alguns produtos, como: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração de ouro, café e a extração da borracha natural. Anos depois com a modernização da agricultura e do espaço rural, o mercado interno se dedicou principalmente ao plantio de alimentos básicos, aumentando a produtividade e modernizando o processo de comercialização. Assim, fez com que o Brasil fosse considerado um dos maiores exportadores de produtos agrários na ecomimia mundial, graças a exportação de laranja, soja e açúcar. Desde 2006, também somos destaque na exportação de carne e gado.

O uso de energias renováveis vem sendo discutidas pois além de diminuírem as emissões de CO2 também contribuem para a diminuição do efeito estufa. Como exemplo temos, os biocombustíveis, que são produtos a base de plantas e das quais se produz o etanol e o biodiesel, feito a partir da cana-de-açúcar, beterraba, amido e de peles oleosas (girassol, soja, mamona), respectivamente. No Brasil a produção dessas matérias-primas ocupam grandes áreas de plantio e vem crescendo nas últimas três décadas, alcançando valores recordes nas colheitas.

Após a primeira crise do preço do petróleo, o Programa Pró-Álcool em 1975 foi concebido para garantir o fornecimento de energia, apoiando a indústria açucareira. Assim foram construídas destilarias, as quais transformavam o excesso da produção do açúcar em etanol anidro, usado como aditivo na gasolina, sem modificar os motores dos automóveis. Em 1979 após a segunda crise do preço do petróleo, o programa foi expandido, no início dos anos 80 começaram a produção de motores adaptada ao uso do etanol. Em 1984, quase 95% dos carros vendidos já eram movidos a etanol. No final da década de 70 expandiram as áreas de cultivo da cana-de-açúcar aumentando a produção principalmente em São Paulo, onde surgirem densas redes de destilarias.

Em 1986 com a redução do preço do petróleo, o Programa Pró-Álcool não era mais economicamente, o que levou a redução da produção do etanol. Em 1989 com o aumento desse combustível, aumentaram as vendas de veículos movidos a gasolina e no início dos anos 90, não eram mais produzidos veículos movidos somente a etanol.

O plantio da soja do Brasil se deu pelos imigrantes europeus que viviam no sul, que após alguns contratempos deslocaram os plantios para o Planalto Central. Com apoio de programas estatais de incentivo, Em Sorriso – Mato Grosso, foi desenvolvido o complexo agroindustrial da soja, que conseguiu sobreviver no centro-oeste apesar das crises do produto.

A soja é responsável por 90% da produção atual do biodiesel, mas também pode ser produzido a partir do girassol, palmeira-de-dendê e mamona. O biodiesel pode substituir em parte ou totalmente, o diesel mineral para veículo leves, tratores, caminhões e geradores, sendo a mistura de biodiesel legalizada no Brasil desde 2008. Em razão das sementes novas, as condições apropriadas para plantio são as áreas tropicais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com