TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil e o etanol

Por:   •  17/5/2015  •  Artigo  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Balance geral do bioetanl na EU

A EU consome 25% do bioetanl y 75% de biodiesel, ainda que o consumo do bioetanol é inferior ao biodiesel, representa um papel importante a nível mundial, ao ocupar um terceiro posto após EUA e Brasil. A produção e o consumo do bioetanol na EU, à sido ponteciado progressivamente, adotando medidas para potenciar seu crecimento, encaminhado de cumprir os objetivos impostos para salvaguardar o meio ambiente, utilizando energias renováveis menos contaminantes para a atmosfera.

Houve um aumento da produção do bioetanol, passando de 1.608 milhões de litros de 2006 a 5.308 milhões de litros em 2013, utilizando os cereais como produtos básicos para sua obtenção e mais emm concreto o trigo e o milho principalmente.

Igualmente o consumo que sempre superou a produção comunitária, ultrapassaria de 1,909 milhões de litros em 2006 a 6.234 milhões de litros em 2013. A diferença entre o consumo e a produção na EU, deveria fornecer através das importações de grande volume do etanol, para cobrir suas necessidades cada vez más crescentes do consumo, passando importar 534 milhões de litros em 2005 a mais de 950 milhões de litros em 2013.

A produção de combustíveis previstos em 2020 aumentaria em 20 bilhões de litros entre 2010 e 2020, correspondendo 11,8 bilhões de litros ao etanol e  8,2 bilhões de litros ao biodiesel, o que representa um aumento más notável do bioetanol diante ao biodiesel. O consumo projetado para 2020 aumentaria em 24 bilhões de litros entre a década 2010 e 2020, correspondendo 16,2 bilhões de litros ao consumo de bioetanol e  7,8 bilhões de litros ao  biodiesel. Partindo desses primeiras projeções cara a 2020, as previsões de consumo energético entre 2010 y 2020 aumentariam de 3,4% a 10,3% no caso do bioetanol; enquanto que no caso do biodiesel passaria de 40,5% à 53,2% no mesmo período.

a possibilidade de ajudas financeiras para seguir a diante com os objetivos impostos pela DER e a obrigatoriedade de por em andamento os programas nacionais de mistura obrigatória, motivou com força as empresas de energias renováveis ao inverter em grandes negócios nesses  últimos anos. os Estados membros com maior capacidade de produção do bioetanol são Francia, os países do Benelux, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Espana. Na atualidade, França e Espanha são autossuficientes em função ao seu consumo, existe excedentes nos países do Benelux e em menor medida a Hungria e Áustria; enquanto que na Alemanha e no Reino Unido, por seu alto consumo são deficitárias pelo que necessitam importar  50% do seu consumo. os produtos agrícolas utilizados para a obtenção do bioetanol dependem de cada Estado membro, condicionado igualmente pelas situações características próprias do sector de cereais principalmente.

Novas propostas que poderiam revolucionar o sector de biocombustíveis

a Comissão Europeia anunciou em setembro de 2012 a necessidade de modificar a DER e limitar a um 5% o uso dos biocombustíveis de primeira geração (obtidos dos cultivos alimentares), para alcançar o objetivo de 10% de energia renovável e o transporte em 2020 e garantir também um maior equilíbrio entre alimentos e combustíveis. A COM anunciou, que esta nova proposta pretende estimular o uso dos biocombustíveis alternativos, conhecidos como combustíveis de segunda geração, obtidos a partir da matéria-prima no alimento, como resíduos, bosques o palha etc., que emitiriam menos gases de efeito etufa que os combustíveis fósseis e não interfiram diretamente na produção mundial de alimentos. Por primeira vez, ainda terá  em conta a incidência global de reconversão das terras mudançass indiretas do uso da terra (ILUC), na hora de avaliar as emissões de gases de efeito estufa de nos combustíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com