TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA-CANA-DA-AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DO ETANOL NO BRASIL

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.640 Palavras (23 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 13]

EDUCAÇÃO INFANTIL:

Importância e fundamentos teóricos

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga

Orientador: Prof. Andrea de Freitas Zompeiro

ALVES, Fabrice. EDUCAÇÃO INFANTIL: importância e fundamentos teóricos. 2015.  Total de 26 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2015.

RESUMO

Para muitos autores, especialistas e professores, o tipo ideal de educação infantil envolve atividades práticas e menos teóricas na forma de educar, cuidar e no brincar da criança, especialmente nos primeiros anos de vida. Embora haja integração entre essas concepções, a prática desses profissionais está geralmente baseada no assistencialismo, condicionando a atuação dos mesmos no abrigo, na proteção, no cuidado e na alimentação da criança. A criança como ser histórico-social, a prática do educar, cuidar e brincar deveria ser integrada a fim de promover uma formação voltada ao exercício da cidadania e ao convívio social, fatores estes essenciais para o desenvolvimento infantil. A este estudo relacionam-se as implicações da teoria na atuação dos profissionais da educação infantil, enfatizando a atualização, o conhecimento profundo e crítico da realidade da criança, desenvolvendo um aprendizado orientado em situações de cuidados e brincadeiras em conjunto com os alunos através do processo de interação. Conceber a educação infantil como instituição educativa a partir do trabalho do profissional junto à criança é fundamental para o desenvolvimento infantil.Faz-se necessário não somente repensar a prática, como a formação do profissional de educação infantil, direcionando-o para um trabalho de aprendizagens diversificadas e significativas, garantindo um desenvolvimento culturalmente rico, além de prazeroso e saudável à criança. Uma vez repensada a prática reflexiva, crítica e criativa torna-se uma consequência vantajosa à criança, às instituições de educação infantil e ao próprio educador.

Palavras-chave: Educação Infantil. Criança. Interação, Educador.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................


INTRODUÇÃO

O presente projeto tem o objetivo principal de mostrar que a educação infantil, como um todo e de forma determinante, não implica em apenas dar assistência à criança na forma de apoio, suporte ou abrigo, mas, sim, formar um cidadão crítico e construtivo a partir dos ensinamentos básicos que envolvem sua interação com a família e a sociedade em geral. A criança, regra geral e seguindo normas e regulamentos expedidos pelos órgãos que definem a obrigatoriedade de que ela precisa brincar, divertir-se e estudar, não necessariamente nessa ordem, mas são condições indispensáveis para o seu engajamento social, precisa estar sempre em um grupo de pessoas da sua faixa etária. Da mesma forma, deve haver uma profunda interação entre a formação teórica e a prática doente do profissional que se dispõe a tratar com crianças.

  1. Em primeiro plano, trataremos de uma revisão bibliográfica onde o foco principal serão as opiniões e dados de autores renomados sobre o assunto.
  2. Em seguida, mostraremos a importância de um estudo na prática juntamente com o parecer de especialistas na educação infantil.
  3. Por fim, faremos algumas considerações sobre a avaliação do projeto em si, destacando os pontos positivos de uma educação infantil adequada. 

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A história da educação infantil não é uma sucessão de fatos que se somam, mas a interação de tempos, e temas nos quais o período de elaboração da proposta educacionalassistencialista se integra aos outros tempos da história.

Oliveira (1996, p. 13), afirma que:

[...] de educar crianças menores de 6 anos de diferentes condições sociais já eratratada por Comenius (1592–1670) no seu livro ‘The SchoolofInfancy’, publicadoem 1628, onde aquele autor propunha um nível inicial de ensino que era o ‘colo damãe’ (mother’slap). Advogava ele que o processo de aprendizagem se iniciavapelos sentidos. Impressões sensoriais advindas da experiência com manuseio deobjetos seriam internalizados e futuramente interpretadas pela razão. Daí sua defesade que a educação de crianças pequenas deveria utilizar materiais e atividadesdiferentes – passeios, quadros, modelos e coisas reais – segundo suas idades, demodo a auxiliá-los no futuro à fazer aprendizagens abstratas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com