TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Na Educação

Projeto de pesquisa: A Arte Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho proposto, iremos apresentar,a Arte na Educação que configura uma dimensão essencial para o desenvolvimento de pessoas, exigindo atuação dos educadores no sentido de constituir um trabalho coletivo de

profissionais com o olhar interdisciplinar.

Esse campo de estudos é de suma importância e oferece ampliação da imaginação e da intelecção (cognitivo), além de contribuir para a expressão mesma do emocional; instala espaços para o sonho, a fantasia, a criatividade e para novas possibilidades de ser e de sentir. Nesse sentido, podemos afirmar que a educação

estética não pode estar restrita ao ensino de Arte e tampouco a formação ser um determinante para a realização desse trabalho, apesar de haver uma influência importante da formação sobre a prática docente.

Vamos conhecer sobre as artes visuais e sobre a vida e obra de um artista pop brasileiro muito conhecido na atualidade.

Os temas retratados em seus trabalhos são cotidianos e simples, e os traços e cores do artista dão um aspecto de diversão e bom humor às figuras retratadas, se trata de Romero Britto que é considerado um icone da cultura pop moderna.

Desenvolvimento

A área da arte visual é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do cinema e do vídeo-arte, entre outros.

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de "artes visuais". Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo .

É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.

Os PCNs são um importante referencial para a educação nacional na medida em que embasam a seleção de conteúdos curriculares, sendo, muitas vezes, adotados como documentos prescritivos nas escolas, além de estarem presente na formação docente; portanto, merecem nossa atenção e uma leitura um pouco mais cuidadosa Contudo, encontram-se críticas ao processo de elaboração desses parâmetros.

Romero Britto nasceu em 06 de outubro de 1963. Ele começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco, mas desde os 8 anos passou a se interessar pelas artes plásticas. Britto alega ter criado seus quadros para evocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Embora produza com boa intenção, os resultados estéticos têm sido discutidos, pois os críticos o consideram uma diluição repetitiva e não muito original do estilo pop art, aos quais acrescenta certos cacoetes estilísticos típicos da arte gráfica das histórias em quadrinhos.

Carreira

Em 2005, como testemunho de seu impacto sobre a elite política e financeira de Miami Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush (irmão de George W. Bush e também membro do Partido Republicano).1 Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do Tesouro de Tutancâmon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas Pirâmides de Gizé, a última das sete maravilhas do mundo antigo. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também mostrou sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada” e esta é uma das razões pelas quais criou a Fundação Romero Britto.

O artista foi convidado por três vezes para ser palestrante no World Economic Forum; recebeu convite para fazer a abertura do Super Bowl XLI com o Cirque du Soleil, e ainda para criar uma coleção de selos postais para a ONU, além de inúmeros outros convites. Romero Britto está presente em coleções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com