TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Parasito

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Adaptação ao Método de Ritchie para diagnóstico de Helmintos e Protozoários em amostras de lodo de esgoto com minimização de produtos químicos 

 

  1. Em termos de saúde pública, explique a importância desse estudo.  

É importante pois os parasitos são agentes biológicos patogênicos e este artigo vem investigar a ocorrência desses parasitas em amostras de lodo de esgoto que tem como principal destino o aterro sanitário ou solos usados para agricultura. E também para em relação à presença desses parasitos em lodo de esgoto.  E desta forma alertar aos órgãos responsáveis a importância de um tratamento adequado utilizando técnicas que eficientes e que minimizem a utilização de produtos químicos.

  1. Qual o objetivo do estudo? 

O estudo teve como objetivo propor uma técnica adaptada do Método Tradicional de Ritchie para a identificação de helmintos e protozoários que evite o uso de substâncias tóxicas e possa ser utilizada em Laboratórios de Parasitologia Ambiental para o diagnóstico de helmintos e protozoários em lodo de esgoto, denominado o Método de Ritchie Modificado por Régis Anécimo (MRMRA).

  1. Descreva sucintamente em forma de tópicos ou fluxograma, a metodologia usada no artigo.  

- As amostras de lodo foram coletadas na Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Preto. – Foram utilizadas 100 amostras de lodo de esgoto, segundo o método de Ritchie (MR) e o Mé-todo de Ritchie Modificado por Régis Anécimo (MRMRA).

- O tempo desde a coleta da amostra até o início da análise não ultrapassou 48 horas.

- 14 Amostras positivas para a técnica de sedimentação foram separadas durante esse período para a análise comparativa dos 2 métodos.

- As amostras são homogeneizadas e filtradas por gaze dobrada, com auxílio de um funil, depois são centrifugadas e despreza o sobrenadante.

- Logo após, são adicionados água morna com detergente neutro e homogeneiza por agitação e centrifugado durante 1 min. O sobrenadante é desprezado e o sedimento ressuspendido.

- Uma gota do material é colocada sobre uma lâmina, acrescentando de 1 a 3 gotas de lugol e observada no microscópio com aumento de 100x e 400x, com o auxílio de uma lamínula.

  1. Quais os principais resultados encontrados nesse artigo? 

Foram observadas infecções, e as estruturas parasitárias encontradas no lodo do esgoto foram dos helmintos: Ancylostoma sp, Hy-menolepis sp, Ascaris sp, Tricuris trichiura. É importante considerar que o grande teor de partículas presentes nas amostras derivadas de esgoto constitui um fator crítico de interferência nos procedimentos de detecção e visualização de ovos, cistos e oocistos.

Quando se compara os dois métodos, verifica que as amostras processadas pelo MRMRA apresentaram maior concentração de partículas que interferiam na visualização, que as do MR.

Os resultados da leitura da frequência parasitária nas amostras, avaliando quantitativamente, o MRMRA foi menos eficiente, devido à diferença encontrada na varredura completa das amostras, nas quais a quantidade de ovos de helmintos visualizada no MR se sobressai em relação ao MRMRA.

Observando a análise qualitativa, a técnica foi considerada eficaz, pois teve qualidade de visualização dos parasitas correspondentes nos dois métodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com