TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Incêndio Florestais

Por:   •  9/1/2024  •  Abstract  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 5

Segundo o que foi estudado na Introdução a Incêndios Florestais, é correto afirmar: 

Escolha uma opção:

[pic 1]A. Brasil, a grande maioria das queimadas são causadas ou desencadeadas pelo homem quando da limpeza e renovação de pastagens, queima de restos culturais para preparação de plantios, eliminação de material lenhoso, vandalismo, disputas de terras, protestos sociais etc. [pic 2]

[pic 3]B. Com mais de 300.000 queimadas e nuvens de fumaça cobrindo milhões de quilômetros quadrados detectadas anualmente por meio de satélites, o Brasil ocupa o sexto lugar entre os países poluidores, devastando, anualmente, em média, cerca de 15.000 km2/ano de florestas naturais.

[pic 4]C. O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Prevfogo, o qual é um centro especializado, dentro da estrutura do ICMBio, desenvolveu o Sistema Nacional de Informações sobre Fogo – SisFogo.

[pic 5]D. As alternativas A e B estão corretas.

[pic 6]E. Todas alternativas estão corretas.

Feedback

Sua resposta está correta.

Questão 2

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

[pic 7]Marcar questão

Texto da questão

Segundo o que foi estudado no Capítulo 4 – Origem, causas e classificação dos Incêndios Florestais é correto afirmar: 

Escolha uma opção:

[pic 8]A. Os incêndios causados pelo homem são resultados de uma combinação de riscos e causas. Alguns riscos são decorrentes da ação do homem, tais como o acúmulo de lixo. Outros riscos advêm da própria natureza, como pequenos arbustos, acículas e combustível florestal morto. Se há grande quantidade de combustível em determinada área, o risco é classificado como alto. Registros mostram que inúmeros incêndios causados pelo homem são decorrentes de pessoas residentes na floresta, ou que trabalham na floresta.

[pic 9]B. Quanto à natureza da causa, o incêndio florestal pode ser classificado como de natureza química, quando têm origem em uma reação química qualquer, de natureza física os quais têm origem por meio de efeitos físicos e os de natureza biológica os quais têm origem em reações provocadas por bactérias, fermentações etc. Já quanto à natureza do agente, o incêndio florestal pode ser por natural quando são provocados pelo ser humano, de forma dolosa ou acidentalmente.

[pic 10]C. A classificação quanto ao tipo de propagação é baseada no desenvolvimento do fogo, sendo incêndio de solo ou subterrâneo aquele que ocorre junto ao solo, queimando restos vegetais e está associado a regiões onde ocorre material orgânico acima da superfície do solo. Esta forma de incêndio é um problema, menos em regiões de várzeas, de mangues e de turfa, os quais são depósitos naturais de matéria orgânica. No Incêndio superficial ou rasteiro o fogo queima vegetação baixa, como capim, arbustos e pequenas árvores, os incêndios de copa ou éreo, são aqueles que atingem e se propagam nas copas das árvores e o chamado Incêndio total é quando ocorre concomitantemente entre as três classificações anteriores.

[pic 11]D. As alternativas A e C estão corretas. [pic 12]

[pic 13]E. Todas alternativas estão corretas.

Feedback

Sua resposta está incorreta.

Questão 3

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

[pic 14]Marcar questão

Texto da questão

O conhecimento do comportamento do fogo e das fases de desencadeamento é fundamental para um combate eficiente, eficaz e seguro. Baseado no que você estudou sobre as fases do incêndio Florestal, faça as associações corretas:

1. Fases da combustão.
2. Fase de preaquecimento.
3. Fase gasosa
4. Fase sólida ou de incandescência
( ) Podemos dizer que corresponde à fase de surgimento das chamas, o que ocorre por volta dos 250°/300° C (ponto de ignição), podendo chegar além dos 1.000° C no decorrer dessa fase.
( ) Processo que se realiza sob temperatura elevada (temperatura de ignição), entre o comburente (oxigênio do ar) e os átomos, principalmente de carbono e hidrogênio de certas substâncias.
( ) Nesta fase, ainda não existem chamas, o calor elimina o vapor d’água e continua aquecendo o combustível.
( ) Nesta fase o calor gerado é intenso, mas praticamente não existem chamas nem fumaça.

 

Marque a alternativa com a sequência correta:

Escolha uma opção:

[pic 15]a. 4, 1, 2, 3.

[pic 16]b. 3, 1, 2, 4.

[pic 17]c. 1, 3, 2, 4. [pic 18]

Feedback

Sua resposta está incorreta.

Questão 4

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

[pic 19]Marcar questão

Texto da questão

Segundo o estudado durante o desenvolvimento da disciplina, é correto afirmar: 

Escolha uma opção:

[pic 20]a. Podemos dizer que o combustível florestal, ao queimar, pode lançar à frente da linha de fogo, fagulhas ou material florestal em brasa. Tal fenômeno ocorre principalmente em função da ação do vento, por isso podemos dizer que o incêndio florestal quando assume proporções maiores cria condições próprias, principalmente correntes de ar em função da condução. [pic 21]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (220.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com