TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação Sustentabilidade e Praticidade

Por:   •  14/4/2019  •  Artigo  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ARTIGO CIENTÍFICO

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

¹ SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial   Hudson Marinho Alves                                                 Técnico em Eletroeletrônica                                               Contato: hudsonmarinhoalves7@gmail.com

² SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Janio Moreira da Mata                                                          Técnico em Eletroeletrônica                                               Contato: janyo.moreira01@gmail.com

³ SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Matheus dos Anjos Soares                                         Técnico em Eletroeletrônica                                               Contato: matheus.topp1000@gmail.com

AUTOMAÇÃO: SUSTENTABILIDADE E PRATICIDADE

HUDSON MARINHO ALVES¹

JANIO MOREIRA DA MATA²

MATHEUS DOS ANJOS SOARES³

RESUMO:

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico sem agredir ao meio ambiente, dessa forma é possível inferir que o avanço tecnológico aliado a sustentabilidade, é extremamente vantajoso, não só para a humanidade, mas para a preservação de todo o planeta. Sendo assim, é fundamental que o homem e as industrias se adaptem aos novos meios de produção e/ou à domótica. Com o surgimento da automação, grande parte das tarefas, que antes eram realizadas pelo homem, passaram a ser controladas e desenvolvidas por máquinas, e isso tornou possível um maior controle de gastos e, quando aplicados na domótica, também pode gerar uma maior economia de energia, além de conforto e comodidade. Pensando nisso, este artigo tem por finalidade mostrar alguns, dos muitos benefícios da automação, tanto no setor industrial quanto no residencial. Este último ainda é muito pouco utilizado, pois tem um custo elevado e não está acessível a todos.

Palavras chaves: desenvolvimento; sustentabilidade; preservação; automação; economia; benefícios.


1 – Introdução

Com a Revolução Industrial em meados do século XVIII, se iniciou uma nova era, que propiciou o desenvolvimento de diversas técnicas, que ao longo da história foram evoluindo. A automação a qual conhecemos hoje é resultado dessa evolução, a palavra automação provém do latim Automatus, que significa, mover-se por si só.

O termo automação se popularizou em meados do século XX, nos chamados anos dourados, desde então, se tornou muito presente, principalmente no setor industrial, onde se utiliza muito de máquinas autônomas para agilizar a produção. Porém se pararmos para pensar, podemos perceber que a automação está intimamente ligada ao nosso dia a dia, semáforos que controlam o transito, iluminação pública, entre outros, tudo isso são processos que demandam automação.

[pic 2]

Figura 1 - Tecnologia presente em todo lugar;

Fonte: http://blog.rsinet.com.br/index.php/automacao/automacao-e-suas-armadilhas/

Acesso em: 16/11/2017

1.1 – Automação Industrial

Como já dito acima, a automação industrial começou a se destacar em meados do século XVIII, quando os sistemas de produção artesanal e agrário, começaram a se industrializar, nessa época surgiram os primeiros equipamentos mecânicos para auxiliar na produção.

Entretanto, foi somente no século XX, que os sistemas de automação foram ganhando a forma que possuem hoje, ainda assim, não eram tão evoluídos, e pouco utilizados. Com o surgimento dos computadores o avanço na automação foi significativo. Atualmente, a parte mais conhecida da automação industrial está vinculada a robótica, e visa principalmente a produtividade, qualidade e segurança em um processo.

[pic 3]

Figura 2 - Sistema automatizado de produção;

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Automação_industrial

Acesso em: 17/11/2017

1.2 – Domótica

O termo domótica é resultado da junção de “domus” do latim, que significa casa, com robótica, que é o controle automatizado. A domótica teve origem a partir da automação industrial, que teve nos CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) uma grande revolução, devido aos avanços da microeletrônica.

 A década de 70 pode ser considerada o marco inicial da automação residencial, pois foram lançados nos EUA os primeiros módulos inteligentes, que usavam a tecnologia PLC (Power Line Carrier), que permitiam o controle de dispositivos remotamente. Atualmente com a evolução dos computadores, e sistemas eletrônicos de micro controladores cada vez mais avançados, se tornou possível uma série de atividades que possibilitam ao usuário, o gerenciamento completo da residência, desde o controle de temperatura e luminosidade até o gerenciamento de gastos com água e energia.

Dessa forma, pode-se dizer que a domótica, não se define apenas pelo seu gerenciamento de elementos mais básicos como conforto e segurança, pois é necessário também, que seja eco eficiente, ou seja, satisfazer as necessidades básicas dos moradores sem agredir ao meio ambiente e proporcionar a utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo.

[pic 4]

Figura 3 - Sistema de uma casa automatizada;

Fonte: https://pixabay.com/pt/casa-inteligente-início-tecnologia-2005993/

Acesso em: 15/11/2017

1.3 – Sustentabilidade e praticidade

No mundo atual, é fundamental ter-se em mente a importância da sustentabilidade para toda a sociedade de um modo geral, seja no ambiente de trabalho, ou em empresas, e até mesmo nas ações de cada pessoa em seu dia a dia. Como exemplo, temos a domótica, que aliada a sustentabilidade, garante uma grande praticidade a toda uma sociedade globalizada.

Com o surgimento da tecnologia em nossas vidas, a sociedade de uma forma geral se transformou e adaptou os seus modos de vida, suas relações de trabalho e suas relações sociais. E é nesse sentido que a automação surge, como um mecanismo facilitador de tarefas de toda uma sociedade em sua vida rotineira, o que gera, por consequência disso, um maior conforto e mais praticidade em seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (615.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com