TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"A CONTABILIDADE E SUA VERDADEIRA FUNÇÃO

Por:   •  3/11/2013  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  2.111 Visualizações

Página 1 de 6

Leia o artigo na íntegra de Luiz Alneir Garcez da Silva:

“A CONTABILIDADE E SUA VERDADEIRA FUNÇÃO”.

RESUMO

A Contabilidade é a principal ferramenta de auxílio nas tomadas de decisões por parte dos administradores na gestão das empresas, pois os relatórios contábeis viabilizam a análise da situação da empresa e assim podem-se verificar as metas pré-estabelecidas e proporcionar melhores planejamentos e controles futuros. Mas, ainda existe uma grande parte de empresários e administradores que se utiliza da Contabilidade apenas para calcular tributos e preencher declarações e guias. Isso acontece, em grande parte, por culpa do próprio contabilista que não demonstra aos administradores o quão útil pode ser uma Contabilidade bem-executada, com informações corretas e verdadeiras. É preciso mudar essa realidade, conscientizando-se todos os interessados sobre a importância da Contabilidade e, conseqüentemente, dos profissionais da área.

Palavras-chave: contabilidade; contabilista; empresário; administradores; informações; tomada de decisão.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo tentar criar uma consciência na sociedade em geral a respeito da importância da Contabilidade na vida das empresas e pessoas. Por se tratar de uma ciência social, influencia na vida das pessoas. Mas ainda existe uma grande resistência em admitir o verdadeiro valor da Contabilidade, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte.

A Contabilidade, por meio de seus relatórios, é, sem dúvida alguma, o principal recurso a ser utilizado na análise da situação econômica de uma empresa, e serve como instrumento de avaliação das metas planejadas, além de fornecer suporte ao desenvolvimento de novos objetivos. À classe contábil cabe difundir a importância desta ciência, bem como pelo reconhecimento e valorização da profissão.

A CONTABILIDADE E SUA VERDADEIRA FUNÇÃO

A grande dificuldade dos contadores sempre foi fazer com que o empresário entendesse que a Contabilidade tem a função de apresentar as informações necessárias para auxiliá-lo na tomada de decisões para o bom andamento da empresa.

Franco e Marra (2007, p. 25) definem que “[...] o objetivo da contabilidade é fornecer informações sobre o estado patrimonial e suas variações em determinado período”.

Essa dificuldade se deve em grande parte ao próprio contabilista, que não se empenha em mostrar ao empresário a real função e utilidade da Contabilidade. Mas o empresário também possui uma parcela de culpa, pois a vê como "um mal necessário", servindo apenas para apurar impostos e preencher guias de recolhimento.

A Contabilidade, na prática, não é somente preencher guias de impostos, declarações acessórias ou mesmo lançar mecanicamente a movimentação financeira de determinada empresa.

Shank e Govindarajan (1997, p. 5) consideram que "[...] a contabilidade existe na administração principalmente para facilitar o desenvolvimento e a implementação da estratégia empresarial".

A Contabilidade, se usada de forma correta e eficiente, é uma ferramenta única e

indispensável no processo de tomada de decisões. No decorrer de todo processo na organização, a Contabilidade vai adicionando e criando valor para os gestores e assim passa a gerar informações necessárias para o crescimento, continuidade e obtenção de lucro para a organização.

A Contabilidade bem elaborada e realizada oferece todas as informações necessárias à tomada de decisão na gestão das empresas. Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem memória e sem condições de estabelecer metas e alcançar objetivos. A Contabilidade não pode ser utilizada apenas por ser uma exigência legal e formal, mas sim como a principal ferramenta de auxílio para a tomada de decisões quanto ao futuro das empresas.

Muitas vezes, os contabilistas encontram dificuldades para negociar seus salários ou honorários, pois não conseguem transmitir ao empresário a real importância de sua função.

Com a contínua evolução das mudanças no cenário mundial introduzidas pela globalização e, conseqüentemente, maior velocidade na obtenção das informações, é cada vez mais necessário que o profissional da Contabilidade tome consciência de sua real função nas empresas e junto à sociedade. O contabilista deverá exercer a parte mais nobre da sua profissão: de contador a consultor. Deve abandonar a figura do contador que só executa as funções de registro da movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com