TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO EDUCADOR NA COSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SEGUNDO CELSO VASCONCELLOS

Artigo: O PAPEL DO EDUCADOR NA COSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SEGUNDO CELSO VASCONCELLOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ALDENORA CARLOS OLIVEIRA

O PAPEL DO EDUCADOR NA COSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SEGUNDO CELSO VASCONCELLOS.

MACAPÁ

2012

ALDENORA CARLOS OLIVEIRA

O PAPEL DO EDUCADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SEGUNDO CELSO VASCONCELLOS.

Trabalho apresentado ao professor FELIZARDO da Disciplina PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL, do curso de PEDAGOGIA, da UNIP, visando um maior conhecimento do conteúdo ministrado em sala.

MACAPÁ

2012

O ponto de partida de um educador é resgatar a condição de sujeito do profissional, sua autoestima, o valor de si próprio e de seu trabalho. Cabe também ao educador, respeitar e valorizar os conhecimentos prévios do aluno, sua história de vida e a sua participação.

Três dimensões integram esse complexo: o relacionamento interdisciplinar, a organização e o trabalho coletivo. Se o professor não tem capacidade de desenvolver uma relação interpessoal de qualidade, todo o trabalho com o conhecimento ficará comprometido. A segunda dimensão é o clima de participação e respeito em sala, pois essas são condições fundamentais para aquisição do conhecimento.

É papel do professor organizar as condições de trabalho em classe, motivando e Pondo limites. Sem esse clima o professor não vai conseguir ouvir o aluno e estabelecer um vínculo interpessoal.

A terceira dimensão – construção do conhecimento, que é a tarefa básica da escola, não está sendo atingida a contento. Há muitas deficiências. Para que o aluno aprenda, ele tem que querer agir e se expressar.

É tarefa do professor estimular este exercício no aluno favorecendo assim o seu aprendizado. Esses são os três pontos básicos da educação e do educador.

O professor também precisa se preocupar com o querer e o fazer do aluno que não vem pronto de casa. Cabe ao Professor mobilizar, provocar e motivar o aluno para a busca do conhecimento. É de suma importância a participação do aluno expressando sua síntese e sua análise.

A temática estudada em sala deve ter como objetivo principal o processo de aprendizagem. Entender como se expressa esse ato é um grande desafio para nós educadores. A missão de educar não é tarefa fácil. Ela requer de nós atitudes a ações concretas, bem definidas, estudadas, analisadas. Se referindo ao papel do educador assim se expressou o filósofo e educador Paulo Freire: “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”.

É preciso estarmos em constantes indagações no que se refere ao ato de aprender. Precisamos estar abertos e atentos para não cometermos equívocos e não nos convertermos em instrumento de dominação, de domesticação, responsável pela formação de homens e mulheres acomodados e alienados. E isso requer que tenhamos um referencial teórico constante e ininterrupto. Para o professor é importante este conhecimento a fim de melhorar sua prática pedagógica e saber como interagir com o educando no sentido de favorecer seu desenvolvimento e sua emancipação.

A prática pedagógica interativa se faz necessário para que possamos também intervir no cotidiano escolar e de vida em sociedade, onde os nossos educandos possam receber a influência do meio onde vivam e saibam interagir e intervir se preciso for nessa realidade. O processo de interação com a realidade consolida essa prática.

Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com