TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO EDUCADOR NA COSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SEGUNDO CELSO VASCONCELLOS

Artigo: O PAPEL DO EDUCADOR NA COSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, SEGUNDO CELSO VASCONCELLOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 4

O ponto de partida de um educador é resgatar a condição de sujeito do profissional, sua auto estima, o valor de si próprio e de seu trabalho. Cabe também ao educador, respeitar e valorizar os conhecimentos prévios do aluno, sua história de vida e a sua participação.

Três dimensões integram esse complexo: o relacionamento interdisciplinar, a organização e o trabalho coletivo. Se o professor não tem capacidade de desenvolver uma relação interpessoal de qualidade, todo o trabalho com o conhecimento ficará comprometido. A segunda dimensão é o clima de participação e respeito em sala, pois essas são condições fundamentais para aquisição do conhecimento.

É papel de o professor organizar as condições de trabalho em classe, motivando e Pondo limites. Sem esse clima o professor não vai conseguir ouvir o aluno e estabelecer um vínculo interpessoal.

A terceira dimensão – construção do conhecimento, que é a tarefa básica da escola, não está sendo atingida a contento. Há muitas deficiências. Para que o aluno aprenda, ele tem que querer agir e se expressar.

É tarefa do professor estimular este exercício no aluno favorecendo assim o seu aprendizado. Esses são os três pontos básicos da educação e do educador.

O professor também precisa se preocupar com o querer e o fazer do aluno que não vem pronto de casa. Cabe ao Professor mobilizar, provocar e motivar o aluno para a busca do conhecimento. É de suma importância a participação do aluno expressando sua síntese e sua análise.

A temática estudada em sala deve ter como objetivo principal o processo de aprendizagem. Entender como se expressa esse ato é um grande desafio para nós educadores. A missão de educar não é tarefa fácil. Ela requer de nós atitudes a ações concretas, bem definidas, estudadas, analisadas. Se referindo ao papel do educador assim se expressou o filósofo e educador Paulo Freire: “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”.

É preciso estarmos em constantes indagações no que se refere ao ato de aprender. Precisamos estar abertos e atentos para não cometermos equívocos e não nos convertermos em instrumento de dominação, de domesticação, responsável pela formação de homens e mulheres acomodados e alienados. E isso requer que tenhamos um referencial teórico constante e ininterrupto. Para o professor é importante este conhecimento a fim de melhorar sua prática pedagógica e saber como interagir com o educando no sentido de favorecer seu desenvolvimento e sua emancipação.

A prática pedagógica interativa se faz necessário para que possamos também intervir no cotidiano escolar e de vida em sociedade, onde os nossos educandos possam receber a influência do meio onde vivam e saibam interagir e intervir se preciso for nessa realidade. O processo de interação com a realidade consolida essa prática.

Sendo assim fica claro que a missão do educador no processo de ensino aprendizagem é a de formar cidadãos capazes de resolver com competência seus próprios problemas, e que busquem saídas para os problemas enfrentados em seu cotidiano. Desta forma não basta uma proposta pedagógica eficiente, é preciso estar atentos aos valores éticos, morais que são ensinados, pois estes contribuem de forma significativa na formação do educando e no sucesso da aprendizagem.

Estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com