TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Citologia, Histologia e Embriologia

Por:   •  17/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Gabrielle Baptista Franco                                                Turma: T1                                                                      Data: 13/05/2017

INSTRUÇÕES:

Deve ser entregue pelo email 1905.carolinamuller@cnec.br

Até as 24 horas do dia 13/05/17

Valor: 2 pontos

Descrever brevemente a patologia indicada, explicar sobre qual tecido ela tem impacto e de que maneira ela prejudica a morfologia e/ou função do mesmo.

- Pênfigo

- Escorbuto

- Osteoporose

- Distrofia muscular de Duchene

  1. Pênfigo:

O Pênfigo consiste em um agrupamento de doenças, geralmente raras, auto-imunes conhecidas por apresentarem formação de bolhas na pele e nas mucosas sempre localizadas na epiderme. Ocorre através do ataque de anticorpos contra os desmossomos, estruturas da pele responsáveis pela união das células, causando uma ruptura.  Resultado da ruptura, as células acabam separando-se e perdendo a sua aderência, permitindo que se forme uma passagem de líquido e favoreça a formação de bolhas. Está diretamente relacionada ao Tecido Epitelial de Revestimento. Existem dois tipos:

Pênfigo Vulgar: Caracteriza-se pela presença de vesículas intraepiteliais acima da camada basal desencadeando uma fenda suprabasilar perceptível que acaba ocasionando acantólise, que consiste na separação das células com espinhos do extrato espinhoso da epiderme causando atrofia da camada das células espinhosas. Nas vesículas se encontram, em sua maioria, leucócitos polimorfonucleares e linfócitos. Diferente de outras patologias, o pênfigo não possui grandes infiltrações de células inflamatórias. Nos espaços intracelulares, seja no epitélio de lesão ou o adjacente a lesão, há presença de imunoglobulinas, principalmente IgG.

Pênfigo Foliáceo: É encontrado apenas na Epiderme. O ataque dos anticorpos às caderinas dos desmossomos ocasionou perda de adesão nas células epidérmicas desencadeando a formação de bolhas abaixo da camada córnea. Com a perda de adesão e a superfície lisa, as células da camada espinhosa acabam se soltando nas lacunas da epiderme. Entre elas encontram-se neutrófilos e hemácias íntegras.  

  1. Escorbuto:

O Escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C, ácido ascórbico, no organismo que está diretamente relacionada à formação de colágeno. O Escorbuto degenerando o Tecido Conjuntivo, já que a falta da vitamina desencadeia uma série de colágenos defeituosos, atacando diretamente as áreas onde o colágeno deveria ser renovado com maior frequência. Um exemplo disso é o ligamento periodontal, responsável por fixar os dentes ao osso alveolar. Não sendo renovado o colágeno dessa área, os dentes acabam ficando moveis e em casos mais graves resulta na perda dos dentes.

  1. Osteoporose

A Osteoporose é a perda acelerada de massa óssea, é considerada uma doença silenciosa e atua enfraquecendo os ossos. Atinge especialmente as mulheres, sendo 75% dos casos, afetando principalmente as mulheres em fase pós-menopausa

devido a falta de estrogênio que torna os ossos mais porosos, sendo mais suscetíveis a fraturas. A Osteoporose está ligada ao Tecido Ósseo e pode ser classificada em dois tipos:

Tipo I: É quando há um grande desequilíbrio entre a reabsorção realizada pelo osteoclasto e a deposição óssea feita pelo osteoblasto, a reabsorção óssea está muito alta devido a uma atividade osteoclástica acelerada. No período da menopausa, a mulher diminui os níveis de estrogênio inibindo a formação de citocina que limita a atividade dos osteoclastos. Com a reabsorção desequilibrada, os ossos acabam diminuindo massa óssea e assim perdendo resistência e tendo maior risco a fraturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com