TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência dos Solos

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 8

Ciência do solo I - 2ª Avaliação:

1 Explique o que é, como ocorre e de exemplos de intemperismo físico, químico e biológico.

Rta: O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.

Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água, as variações de umidade e temperatura, entre outros.

Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.

Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.

2 Explique a relação entre intensidade de precipitação e o processo de lixiviação. A partir desta relação, discuta a respeito das características químicas e mineralógicas do solo.

Rta: É um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. As enxurradas provocadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade. 

A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta, sendo assim principal fonte de abastecimento dos sistemas hídricos, representando uma variável climática importante para todos os ecossistemas e principalmente para nós, seres humanos.

As propriedades de adsorção e troca de íons do solo resultam basicamente da interação entre a fase líquida e a fase sólida do solo. Denomina-se adsorção e troca de íons o processo reversível pelo qual os íons da solução do solo são adsorvidos pelas partículas coloidais, deslocando outros previamente adsorvidos e de carga elétrica de mesmo sinal.

Os minerais que constituem as rochas apresentam estabilidade variada ao intemperismo, sendo em geral tanto mais resistentes quanto mais abundantes forem as suas ligações químicas. Os mais comuns são provenientes de rochas básicas, como o basalto, ou rochas ácidas, como o granito. Os minerais, portanto, são fontes de nutrientes para as plantas, que ao se desintegrarem das rochas pelo intemperismo, misturam-se a novos solos.

3 Aponte quais processos de formação do solo (salinização, latolização, podzolização e lessivagem, turbação, plintização e gleização) estão relacionados com as afirmações abaixo.

a)Processo de intensa remoção de sílica e bases do solo; processo de intemperismo químico hidrólise e oxidação.  Rta: Latolização

b)Transferência vertical de colóides e sua deposição em horizontes subsuperficiais; pode produzir gradiente textural no solo; necessário material rico em quartzo para ocorrer esse processo. Rta: Podzolização e lessivagem.

c)Ocorre em solo com prolongada ou permanente saturação com água; a ausência de oxigênio favorece a atividade de microrganismos anaeróbios. Rta: Gleização

d)Processo de mistura de material do solo, podendo originar horizontes mais uniformes ou menos uniformes, podendo ser a homogeneisidade atribuída a fauna do solo, ou solos com argilominerais esmectilicos (vertissolos), onde através da expansão e contração é promovido o revolvimento do solo. Rta: Turbação

e)Se caracteriza pelo acúmulo de sais solúveis no perfil. O processo pode ser natural ou artificial de vido a irrigação mal conduzida. Salinização natural: Em áreas litorâneas ou sob clima árido, onde a pluviosidade é menor que a evapotranspiração. Rta: Salinização

f)Processo em que ocorre hidrólise e liberação de Fe da estrutura de minerais primários ricos em Fe, que é transportado em solução até locais aerados, onde o Fe se oxida, precipita e acumula, formando a plintita. Rta: Plintização e laterização

4 Explique como ocorre e de exemplos dos processos gerais de formação do solo (adição, remoção, transformação e translocação) abordando como eles podem afetar as características do solo.

Rta: Adição: aporte de material do exterior do perfil ou horizonte do solo. Ex: areia ou cinzas vulcânicas trazidas de outro local e depositados sobre o perfil; incorporação de matéria orgânica ao solo. Remoção: o material é removido para fora do perfil. Ex: lixiviação; erosão. Transformação: o material muda sua natureza química ou mineralógica. Ex: caulinita; decomposição da matéria orgânica. Translocação: ocorre quando o material passa de um horizonte para outro, sem abandonar o perfil. Ex: eluviação/iluviação; movimento de material dentro do perfil em outras direções.

5 verdadeiro ou falso:

(V) Os minerais primários ocorrem predominantemente nas frações grosseiras do solo.

(V) Quartzo e mica são exemplos de minerais primários.

(V) Os minerais secundários são originados da alteração dos minerais primários.

(V) Óxidos e hidróxidos são exemplos de minerais secundários.

(V) A sequência de Bowen apresenta a sequência de formação de minerais a partir do resfriamento e da composição do magma.

(V) As cargas elétricas são classificadas em permanentes e dependentes.de ph (ou cargas variáveis).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (305.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com