TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação Cientifica

Por:   •  21/6/2016  •  Resenha  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

Fichamento

Classificação em Arqueologia

Aluno : Lincon Manoel Severo Luna Santos

Disciplina: Prat. De  Lab. Em Arqueologia Histórica

Docente: Loriza Dantas

                                                         Noções Preliminares

        Esta primeira parte do livro tem como intenção mostrar a construção de um pesquisa cientifica voltada para a Arqueologia. Assim o autor faz uma divisão de termos da investigação cientifica para se desenvolver a discussão a respeito de cada etapa da investigação.

Definição versus Descrição

        Inicialmente temos a aplicação de definição e descrição e seus conceitos dentro da investigação.  Sendo a definição dividida em "Intensiva" e "extensiva". A definição extensiva  é obtida através da enumeração  dos objetos ao qual o termo que você está utilizando seja aplicável  a ele, ex: Definição  extensiva de arvore, podemos aqui enumerar todas as arvores de todos os tipos, pois estamos interessados no termo e se o objeto de enquadra dentro dele.
        Já a definição intensiva se compõem pelo conjunto de atributos  que determinado objeto precisa ter para ser encaixado dentro de um determinado termo. Ex: Enumerar o conjunto de atributos que fazem de um arvore uma arvore."

       Para nossos objetivos de pesquisa a definição deve ser entendida apenas como intensiva, esta nos permite associar corretamente as unidades com base em suas condições especificas.
         A definição pode se mostrar de duas formas, a primeira é uma enumeração dos atributos  não definidores ou exposições da frequência de ocorrências dos atributos, em vez de se observar cada caso individualmente. Ex: Um conjunto de arvores em descrição pode afirmar que 10 são palmeiras, 20 são castanheiras e 11 são mangueiras, podendo ser disposto em sumario, dizendo que as  arvores variam.  ser uma arvore não implica em ter uma folha ou fruto especifico, mas elas apresentam um campo de variação grande entre si.

Ciência

           Especificação do campo de interesse a ser pesquisado, a ciência é um estudo sistemático envolvendo princípios ou leis .   A ciência pode ser pensada como um explanação dos fenômenos.  porem a explanação em si não é foco de interesse no campo de pesquisa sugerido pelo livro, este termo significa muitas coisas, segundo o autor Eugene Meehan existem dois tipos de explicação  ou objetivos dentro da ciencia:  1 - Predição:  probabilidadeestatística de um dado evento com base em uma sequencia conhecida de eventos anteriores. 2 – controle : relação de um dado evento com outros eventos  e conjuntos destes, permitindo modificação do resultado para um resultado especifico, por meio da mudança de um ou mais fatores correlacionados.  A predição não nos diz porque algo ocorre de determinada maneira, mas que é possível que ocorra com base na experiência previa. O controle não implica que a modificação de um dado possa ser alcançado na realidade, mas taõ só que a modificação poderia ser alcançada.  Só pelo simples fato de uma coisa mudar não significa que haverá meios de lidar com ela.
          A sistemática vem para converter fenômenos em dados para um disciplina , sendo as ciencias caracterizadas como sistemáticas e como estruturas logicas .


Sistematica

A sistemática para ciência tem uma característica crucial, como meio de criar unidades dentro de uma disciplina cientifica como por exemplo descrever a biodiversidade e compreender as relaçõesfilogenéticas entre os organismos, no caso da biologia, A classificação dos seres vivos é parte da sistemática para a Biologia. A categorização seja de que tipo for, envolve pelomenos duas unidades: isto e tudo o mais. No caso da sistemática, o sistema do qual as unidades são derivadas é um sistema logico, ou seja, um sistema do qual as unidades são derivadas é um sistema logico, ou seja, um sistema que, quando articulado, não envolve elementos contraditórios  e é completo.

A distinção fundamental: Ideativo versus fenomenológico

As coisas consideradas como referentes para o termo fenomenológico são aquelas que podemos observar. Aquilo que é percebido, o objeto da percepção, a coisa como fenômeno de consciência, é a coisa que importa, e refere-se a ela a conclamação. A fenomenologia é antes o modo como o conhecimento do mundo acontece, a visão do mundo que o indivíduo tem.
Odominio ideativo évisto como incluindo aquelas coisas que não tem existência  objetiva, comumente denominado ideias. Essas coisa ideativas só podem ser  reconhecidas por meio de alguma manifestação fenomenológica.
Oemprego da distinção entre fenômenos e ideias permite separar os meios utilizados para a explanação da explanação em si.vemos a diferença entre as ciênciassociais e exatas. Osfenômenos investigados nas ciências exatas estão em um nível totalmente diferente do investigador, e as possibilidades de confusão são mínimas. No caso das Ciênciassóciaso investigador é parte do fenômeno sendo a utilidade da distinção muito maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com