TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comissão Econômica (CEPAL)

Artigo: A Comissão Econômica (CEPAL). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  Artigo  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

A Comissão Econômica (CEPAL) foi criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criado para monitorar as políticas, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países Posteriormente, seu trabalho ampliou com o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.

Em 1996, os governos atualizaram sua missão institucional, estabelecendo que a Comissão devesse desempenhar como centro de excelência, nos processos de desenvolvimento. Incluindo a formulação, seguimento e avaliação de políticas públicas e a prestação de serviços operativos nos campos da informação especializada, capacitação e apoio à cooperação e coordenação regional e internacional. A comissão são 44 e 8 membros associados.

A cada dois anos a CEPAL convoca representantes para debater temas substantivos relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região, Essas reuniões conformam o denominado Período de Sessões da CEPAL, que ocorre cada vez em um país-membro.

Desde o começo a CEPAL tem buscado promover o desenvolvimento econômico e social entre os países, mediante vários trabalhos, sem ignorar as contribuições genéricas da análise econômica. Recentemente a CEPAL tem-se dedicado ao estudo e desafios que propõe assim a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentado, a consolidação de sociedades plurais e democráticas

Os Estados-membros são: Alemanha, Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Itália, Jamaica, Japão, México, Nicarágua, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, República Dominicana, República da Coréia, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Os Páises-membros associados são: Anguilla, Antilhas Holandesas, Aruba, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Montserrat, Porto Rico, Ilhas Turcas e Caicos

O Programa de Trabalho é realizado através das seguintes divisões, unidades e serviços: Divisão de Desenvolvimento Econômico, Divisão de Desenvolvimento Social, Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial, Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos, Divisão de Recursos Naturais e Infra-Estrutura, Divisão de Estatística e Projeções Econômicas, Divisão de População e Desenvolvimento, Divisão de Comercio Internacional e Integração, Divisão de Planejamento Econômico e Social (ILPES), Unidade da Mulher e Desenvolvimento, Unidade de Estudos Especiais, Unidade de Recursos Naturais e Energia, Unidade de Transporte, Unidade de Serviços de Informação, Biblioteca, Sedes Sub-regionais e Escritórios Nacionais.

A CEPAL tem duas Sedes Sub-regionais, uma para a América Central, localizada no México, DF, e a outra para o Caribe, localizada em Porto Espanha, Trinidad e Tobago. Possui 5 escritórios nacionais: em Brasília, em Bogotá, em Buenos Aires, em Montevidéu e em Washington.

A Saúde no Brasil

Discussão sobre a saúde da população brasileira nos últimos anos e inovações trazidas pela Constituição de 1988 para o campo da saúde.

São abordados vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com