TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cepal

Resenha: Cepal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

A Cepal (comissão econômica para a América Latina e o Caribe) foi criada em 25 de fevereiro de 1948 e é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU), foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico latino-americano, assessorar as ações encaminhadas e reforças as ações econômicas dos países.No Brasil a Cepal, junto com o BNDES, iniciou em 1952.

Analisando a inovação tecnológica na indústria brasileira a partir da década de noventa, percebe-se que não houve muitos investimentos em P&D (aprendizado é passivo e inovações são defensivas) comparando com outros países, isso explica o grande aumento de importação de tecnologia, já que nosso país é rico em recursos naturais, mais não é só de recursos naturais obtemos o crescimento.

No Brasil, grande parte das grandes empresas são de países estrangeiros, onde boa parte da nossa mão de obra esta inserida hoje.

Por este motivo muitas instituições públicas vêm tendo interesse neste assunto e através de pesquisas, querem encontrar caminhos para o crescimento da indústria no Brasil.

Entre suas políticas para promover o desenvolvimento no Brasil, a Cepal possui projetos que visam melhorar as indústrias brasileiras, buscando inovações tecnológicas com a ajuda de indústrias internacionais.

Nos últimos anos o sistema único de saúde(SUS) no país esta sendo reorientado para cumprir novas exigências (Lei n°8080/90 e Lei n° 8142/90), a respeito de doenças crônicas não transmissíveis (câncer, diabetes, entre outras), que hoje em dia no Brasil cresce de forma gradual, e segundo pesquisas irão aumentar muito nos próximos anos.Sem falar do grande número de pessoas com seqüelas relacionadas principalmente a acidentes de trânsito e agressões.

O grande desafio agora é a aprovação da Lei complementar que regulamenta a EC n° 29, que prevê maior transparência nos recursos públicos destinados ao SUS.

Hoje em dia muitos países vizinhos teêm uma relação digamos amigável em termos econômicos, na América do Sul não é bem assim.Nas relações econômicas, por exemplo, os primeiros movimentos concretos aconteceram a partir do século XX, com os países da América central buscando maneiras de complementar seus mercados.

Entre Brasil, chile e México, o interesse veio através do México de participar de concessões preferenciais, o resultado disso foi o Tratado de Montevidéu em 1960,

que veio a criar a ALAC.

Os agentes econômicos sempre encontram diversas dificuldades em aproximar países, uma das barreiras do Brasil, por exemplo, é o idioma.

Nas relações comercias entre os países da América do sul, tem surgido várias oportunidades para o Brasil.Nosso país é um grande parceiro da Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

Em 2005, 36% das exportações do país foram para a Bolívia e 18% para o Paraguai.No entanto, alguns países restringem suas importações a poucos produtos.O grande desafio é buscar o aumento das importações brasileiras provenientes da América do Sul, já que entre 2000 e 2005 houve uma queda no valor das importações do Brasil feitas na América do Sul, isso pode ter acontecido por vários motivos como, deficiências na infra-estrutura, problemas de transporte, entre outros.

É fundamental a integração entre os países, principalmente para o crescimento do comércio internacional.

Durante décadas, a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com