TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas Ca Cepal Para O Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Propostas Ca Cepal Para O Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

Propostas Atuais da Cepal para o Brasil

A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) criada em 1948, foi fundada para contribuir e coordenar ações visando o desenvolvimento dos países da America Latina. Sempre apontou para os desafios contra a desigualdade, para a luta contra a pobreza, para o fomento à democracia, justiça e paz e para as opções de inserção na economia mundial.

Tem grande importância com estudos e análises macroeconômicas e de setores sociais, subsidiando os governos dos países latino americanos, ela também formula políticas publicas que orientam esses países na direção da superação dos problemas sociais básicos que caracterizam os países periféricos. Tais formulações sofreram inflexões de acordo com as mudanças da conjuntura econômica e política vivida pela América Latina.

A presença da Cepal no Brasil teve início com um acordo de colaboração entre a CEPAL e o BNDES, em outubro de 1952, quando foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propunha a avaliar o ritmo de crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento para um período de dez anos, bem como realizar cursos de capacitação técnica.

A Cepal rompeu com o BDNES e logo depois montou seu escritório em Brasília em 1978, a partir de um acordo entre a Cepal, o governo brasileiro e o IPEA, e mantém acordos com diversos organismos da administração federal para cooperação técnica, analisando as transformações na economia brasileira, prestando assistência técnica, realizando pesquisas, treinamento de recursos humanos, organização de seminários, intercâmbio de técnicos, bem como apoio a estados e municípios, entidades de classe e universidades. Além desses, outros acordos com agências de cooperação e governos de outros países têm possibilitado a realização de diversos projetos.

Dentro de todas as políticas requeridas para promover o desenvolvimento brasileiro, CEPAL tem projetos que visam a melhora das Indústrias brasileiras, buscando inovações tecnológicas para esse setor com ajuda de indústrias internacionais, já que no Brasil esse sistema ainda é imaturo. Visa também melhorias em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois o Brasil é um país que se encontra numa posição epidemiológica intermediária, onde tanto a mortalidade quanto a morbidade por doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, porém um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do seu modelo de atenção para melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico. A questão dos recursos financeiros é algo que compromete o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.

Outro grande foco destes projetos é a educação, tanto no setor público e privando, sendo curso superior ou tecnólogo.

Entretanto, a CEPAL tem buscado promover o desenvolvimento econômico e social e a cooperação entre os países, mediante vários trabalhos que, sem ignorar as contribuições genéricas da análise econômica, contemplam as características particulares e os problemas específicos das nações da América Latina e do Caribe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com