TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrente Elétrica é Carga Elétrica Em Movimento

Trabalho Escolar: A Corrente Elétrica é Carga Elétrica Em Movimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

A corrente elétrica é carga elétrica em movimento, ou seja, consiste no movimento de íons, ou de elétrons que escapam dos átomos e vão passando de um átomo a outro. Para que haja uma corrente elétrica entre dois pontos de um condutor é necessária uma diferença de potencial entre esses dois pontos.Quando a corrente elétrica passa em um condutor, produz-se calor (ondas eletromagnéticas) e o condutor se aquece. Este fenômeno, também chamado efeito Joule. Esse efeito é a base de funcionamento dos aquecedores elétricos, chuveiros elétricos, secadores de cabelo, lâmpadas térmicas ou incandescentes Sua unidade de medida é o Volt, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.. O potencial elétrico mede a força que uma carga elétrica experimenta no seio de um campo elétrico, expressa pela lei de Coulomb, portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativos a este.A tensão elétrica entre dois pontos, ou seja [(+) e (-)] é definida matematicamente como a integral de linha do campo elétrico:

Tipos de condução de corrente elétrica

- Eletrônica ou metálica(movimento de eletrons).

- Eletrolítica (movimento de ions).

- Gasosa (movimento de ions ou eletrons).

1) De que se constituem as cargas elétricas.

As cargas elétrica constituem prótons e elétrons Por isso,há duas espécies de cargas elétricas: a positiva, que tem comportamento igual ao do próton; e a negativa, que se comporta como a carga elétrica do nêutron.

2) Sobre o que trata a lei de coulomb ? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.

A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Foi formulada e publicada pela primeira vez em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb .Esta lei estabelece que o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes (q1 e q2) é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos (módulos) das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distanciar entre eles. Esta força pode ser atrativa ou repulsiva dependendo do sinal das cargas. É atrativa se as cargas tiverem sinais opostos. Por exemplo um imã

3) O que é campo elétrico? Como ele pode ser gerado

Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons).Ele pode ser gerada pela atração e repulsão.

4) O que potencial elétrico?

Potencial elétrico é a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico. Ao tomarmos uma carga de prova q e a coloquemos em um ponto P de um campo elétrico. Ela adquire uma energia associada ao quanto pré-disposta ela está a entrar em movimento a partir unicamente do campo que está interagindo com ela.

5) Pode-se dizer que DDP(|Diferença de potencial) é o mesmo que tensão elétrica?Sim a diferença de potencial (d.d.p) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com