TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cosmetologia

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A cosmetologia, ciência que estuda cosméticos desde seus componentes até as suas aplicações no produto final, vem assumindo um importante papel no mundo atual, na medida em que ocorre sofisticação das técnicas e formulações, além de melhorias das matérias-primas, resultando em produtos cada vez mais complexos. Parte desse avanço deve-se a um aumento progressivo da utilização de cosméticos pela população, somado à mudança do seu estilo de vida.

A base dos produtos destinados a realizá-los, atua quebrando as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma nova posição, modificando formato dos cabelos. Os produtos utilizados nos alisamentos capilares são formulados a partir de substâncias alcalinas como Hidróxido de Sódio e Tioglicolatos de Amônio, ou por Formol, que tem sua ação rápida e com maior poder de alisamento e durabilidade, mas é muito agressivo. O processo do alisamento depende de como é feito, podendo ser mais danoso ao cabelo devido às ligações que mantêm a integridade do fio que são rompidas por forças médias (ligações iônicas) e as fortes (ligações com pontes de cistina).

Dentre as reações indesejadas, relatadas na literatura, as dermatites alérgicas aos cosméticos apresentam importante papel por apresentarem destacada importância médica. As reações alérgicas podem ser produzidas por exposição continuada de um indivíduo a uma determinada substância presente no produto, podendo ocorrer também quando houver conjugação entre algum componente da formulação com proteínas da pele.

DESENVOLVIMENTO

A segurança de um produto cosmético depende do ingrediente, do produto acabado e, notadamente, da via de exposição, representada pelo complexo sistema anatômico, a pele, que preconiza e exige sólidos fundamentos e conhecimentos de dermatotoxicologia, possíveis interações com os sistemas nervoso central, autônomo e endocrinológico.1 As Ciências Toxicológicas passam por incríveis avanços científicos e tecnológicos e seus objetivos são claros, pois preocupa-se, entre outras coisas, a avaliar o risco e minimizar os efeitos adversos ocasionados pelos cosméticos.

Conhecimentos de toxicologia, genética, bioinformática vêm facilitando a avaliação da toxicidade de novas moléculas, novos compostos e novos ativos destinados ao uso cosmético e novas tecnologias de informática. Há, nos Estados Unidos, um centro de estudos que presta serviços identificando a segurança de substâncias químicas, incluindo as substâncias desenvolvidas para fins de desenvolvimento de novos produtos cosméticos: trata-se do Nacional Center for Toxicogenomics. Alguns estudos têm sido publicados mostrando a importância e avaliações da resposta metabólica ao estímulo patofisiológico ou modificações genéticas.2 Certamente a globalização interferiu nesta postura de pensamento uma vez que temos a possibilidade de usar banco de dados presentes em países desenvolvidos, unindo, assim, o conhecimento acadêmico, os órgãos regulatórios e o setor regulado.

Os componentes das formulações cosméticas mais pesquisados como alergenos são os conservantes. Entende-se por conservante, também conhecido como preservam-te, substâncias com ação bacteriostática e/ou fungistática adicionadas a produtos de higiene pessoal, perfumes, cosméticos e alimentos como o objetivo de inibir o crescimento e a proliferação de microrganismos, tanto para proteger os consumidores quanto para proteger a integridade do produto.

Questionários

Vitoria,25anos

Você já teve algum problema com o uso de produtos cosméticos? Qual?

Sim. Tintura de cabelo com amônia

O que aconteceu?

Tive coceira, vermelhidão e ardência.

A profissional a orientou sobre o produto?

Não pois já havia usado coloração antes e nada havia acontecido e nem me preocupei.

Qual o procedimento tomado ao ver a reação do produto no couro cabeludo?

Ela lavou meu cabelo de imediato e pediu para que eu não usasse mais coloração com amônia pois estava com alergia a esse componente da formula. Passados alguns dias os sintomas desapareceram.

Flavia 29 anos

Você já teve algum problema com o uso de produtos cosméticos? Qual?

Sim. Shampoo.

O que aconteceu?

Meu cabelo ficou extremamente ressecado e tive muita coceira no couro cabeludo.

A profissional à orientou sobre o produto?

Não. Por que disse que não e comum e nunca aconteceu com ela.

Qual o procedimento tomado ao ver a reação do produto no couro cabeludo?

Ela lavou meu cabelo de imediato.

Lidiane 32 anos

Você já teve algum problema com o uso de produtos cosméticos? Qual?

Sim. Após realizar uma escova progressiva

O que aconteceu?

Tive muita caspa e coceira.

A profissional à orientou sobre o produto?

Sim ela me disse que realmente poderia haver uma descamação capilar mas que a mesma seria temporária.

Qual o procedimento tomado ao ver a reação do produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com