TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Do Nacional Populismo Questões

Artigos Científicos: A Crise Do Nacional Populismo Questões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 11

1 – Explique a crise de 1961 – 1964 que culminou no golpe de 1964, leve em consideração os aspectos políticos, econômicos e sociais.

R: Com a renuncia de Janio Quadros após 7 meses de mandato a presidência caberia ao vice João Goulart, porém a cúpula militar não aceitou que João Goulart tomasse a posse. Contudo a solução encontrada foi aprovar uma emenda restringindo os poderes do presidente, levando a um parlamento misto com isso evitando a guerra civil.

Em 1963, após um plebiscito João Goulart recuperou o pleno poder sobre a republica com as dificuldades resolveu-se buscar colaboração entre o estado, classe operaria e burguesia industrial nacional.

Mediante todas as dificuldades João Goulart governou em clima de crescente instabilidade política, resultando nas freqüentes mudanças de ministério tanto na fase parlamentarista quanto na recuperação de pleno poderes presidenciais. O presidente vacilante em meio um processo de rápido radicalização perdeu credibilidade e legitimidade.

Em 1964, tropas militares desencadearam o movimento golpista, com os comandantes de outras regiões aderindo ao movimento de duposição João Goulart “abandonou” a presidência.

2 – Qual era o cenário internacional no período da crise?

R: Duas realidades dominavam o cenário internacional: a bipolaridade do poder mundial e a internacionalização do capital. A primeira já consolidada, garantia para as duas superpotências (EUA e URSS) o domínio do mundo, já a segundo ramificava-se para diversos países, possibilitando a expansão de multinacionais e do comercio no mundo capitalista. Enquanto isso aconteceu a Revolução Cubana onde o Brasil condena Che Guevara para ajudar os EUA a combater para que a revolução não acontecesse em toda America Latina.

3 – Compare o desempenho econômico financeiro do período 1961 – 1963 (Tab. 11) com o período 1955 – 60 (Tab. 8)

R: Analisando as tabelas podemos ver nitidamente a queda que houve no governo de João Goulart na tabela que mostra os nº. referentes ao governo de JK o crescimento do PIB é muito maior e absurda se compararmos os anos de 1958 (10,8%) e 1963 (0,6%). A inflação no governo de João Goulart e muito maior, chegando a dobrar os nº. do governo de JK mostra um governo abalado e enfraquecido.

4 – Quais foram as principais mudanças da política externa brasileira?

R: O presidente Janio Quadros alterou a orientação da política externa brasileira de alinhamento aos EUA absoluta vinculação o bloco capitalista. A nova orientação significava uma política externa independente, inspirada nos interesses nacionais e consistia na busca de uma terceira via para o Brasil entre 2 grandes blocos: capitalista e socialista. O Brasil junto com outros países formou um 3º bloco chamado países subdesenvolvidos. Essa política aproximou o Brasil com os países do Terceiro Mundo e países socialistas.

5 – Explique os principais pontos do político econômico de João Goulart.

R: No plano econômico tinha como diretrizes: imposição de limites a atuação do capital estrangeiro, ampliação e fortalecimento da presença do estado na economia, descentralização do crescimento econômico, fortalecimento do mercado interno, mais recursos para a área social (educação, melhor distribuição de renda, etc.), porém esse plano não aconteceu por conflito de interesses. A economia brasileira se manteve muito fechada, pois a política industrial com ênfase na substituição de importação não houve exportação de industrialização.

Em 1963, restabeleceu-se o presidencialismo e Goulart criou o Plano Trienal que pretendia combinar o combate a inflação, o crescimento econômico e as reformas sociais, porém lideranças do PIB não entenderam sobre esse assunto e o plano foi abandonado.

6 – Qual a importância das “Reformas de Base” para o cenário sócio - politico da época?

R: As reformas de base eram medidas necessárias para superar o atraso histórico e sair da crise global, além disso, integrar a população marginalizada e encaminhar o pais rumo ao desenvolvimento. Na visão do governo: viabilizar o desenvolvimento capitalista do governo numa linha independente eram divididas em:

- Reforma Agrária: acesso a posse e propriedade da terra.

- Reforma Urbana: combate a especulação imobiliária.

- Reforma da Empresa: integração progressiva a empresa de todos que participavam dela.

- Reforma Partidária e Eleitoral: aprovação de uma nova Lei Orgânica dos Partidos, para democratizar e disciplinar a vida dos partidos.

- Reforma Administrativa: improviso vira planejamento, diminui a burocracia, seleção por consenso.

- Reforma Fiscal e Tributaria: simplificação e racionalização do sistema tributário.

- Reforma Bancaria: criação do Banco Central do Brasil para execução da política monetária bancaria e credenciaria do país comandado por um Com. Monetário Nacional.

- Reforma Cambial: incremento as exportações e diversificação de sua pauta entre outros.

- Reforma Educacional: democratização e ampliação do ensino no Brasil.

-Reforma da Consciência Nacional: fortalecimento do processo emergente de conscientização e mobilização do povo.

Entre as reformas também aparece: a renegociação da divida externa que estabelecia condições mais favoráveis a seu pagamento.

7 - Quais eram e qual a importância das duas posições – ideológicas da época?

R: As duas posições eram dividas entre: o nacionalismo reformista – populista – estatizante, que era baseado nas reformas de base e o capitalismo oligopolista multinacional, associado e baseado na integração do bloco ocidental (e da viabilidade interna de um modelo econômico associado ao capital internacional) – governo militar.

8 – Como ficaram as posições ideológicas nos anos de 1963 – 64 ou momentos antes do golpe?

R: Com a radicalização das posições no acirramento da crise se formaram duas vertentes: de um lado as esquerdas, ainda imaturas e inexperientes, incentivada, por lideres políticos populistas e alguns militares, eles superestimavam sua força e subestimavam as forças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com