TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Na Sociedade Atual : Nacionalidade, Cultura Popular E Erudita; Meios De Comunicação;poder E Cultura.

Trabalho Escolar: A Cultura Na Sociedade Atual : Nacionalidade, Cultura Popular E Erudita; Meios De Comunicação;poder E Cultura.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  2.415 Visualizações

Página 1 de 4

1. a historia de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. Podemos perceber isso principalmente através do que segue:

a) a historia precisa ser conhecida pelos indivíduos de um grupo, do contrario eles não podem ser influenciados por ela.

b) É através da relação com a historia através de uma herança cultural, que não se dá de forma consciente, que os indivíduos atuam em uma sociedade.

c) Apenas de percebermos a influencia da historia em nossa cultura, não existe qualquer tipo de pesquisa cientifica que comprove isso.

d) Os mesmo fenômenos históricos afetam de forma idêntica cultural que são diferentes.

e) E principalmente através da cultura material que percebemos a influência da historia em nossa cultura, pois a cultura imaterial não nos influencia tanto.

2) Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterização. É muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que são característicos desse grupo, que são seu patrimônio. Essa ênfase da cultura como patrimônio de um povo está associado a que tipo de cultura ?

a) cultura erudita.

b) cultura de classes.

c) culturas popular.

d) cultura de massa.

e) cultura patrimonial

Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:

A)

Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.

B)

É uma espécie que dependeu das características biológicas para definir a Humanidade. A única diferença entre o Humano e as outras espécies, pode ser resumida à evolução biológica de um cérebro capaz de efetuar operações complexas.

C)

Define-se coletivamente dentro de grupos que seguem a mesma história e que não se importam com as diferenças entre as diversas sociedades e culturas existentes.

D)

Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua carga genética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.

E)

Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural, a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie diferente das outras

Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar:

A)

Ambas teses são verdadeiras, pois é perceptível que o comportamento humano é moldado conforme as características herdadas geneticamente e também às imposições do meio ambiente como o clima.

B)

Ambas teses são verdadeiras, quando o que está sendo considerado é a diversidade cultural.

C)

Ambas teses são falsas, uma vez que podemos perceber que em alguns casos somos determinados geograficamente, em outros casos, nosso comportamento é determinado biologicamente.

D)

Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.

E)

Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.

Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas:

Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com