TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

Tese: A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Tese  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 11

A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS: FLEXI-

BILIDADE, INOVAÇÃO E VALORIZAÇÃO

DOS TALENTOS HUMANOS

Odacir Miguel Tagliapietra1

RESUMO: As grandes transformações ocorridas no cenário mundial e a liberação de barreiras protecionistas no comércio internacional fizeram com que as empresas repensassem seus modelos ultrapassados baseado em uma estrutura rígida e altamente burocrática. O mercado atual é altamente competitividade e está em constantes mudanças. Com isso, exige-se empresas flexíveis e inovadoras para se adaptarem as novas demandas do mercado. Em conseqüência, cada vez mais as empresas buscam no mercado pessoas inteligentes, dinâmicas e com espírito empreendedor, que através da criatividade e potencial humano façam o diferencial para as empresas. Portanto, dois fatores são fundamentais para se ter uma empresa flexível e inovadora: dinâmica organizacional e valorização dos talentos humanos.

PALAVRAS – CHAVE: Dinâmica organizacional, Inovação, Potencial humano.

1 – Introdução

A história Contemporânea tem assistido grandes mudanças sócio-econômicas. A relação de poder sofreu mudanças singulares, e jamais houve tanto questionamento quanto ao mundo atual. Nos últimos anos houve transformações radicais no mundo inteiro: a desintegração da URSS, a unificação da Europa, o fortalecimento dos Tigres Asiáticos, as crises econômicas em inúmeros países, a perda do poder internacional dos EUA e a reorganização dos pactos militares

1 Professor da Universidade Paranaense – UNIPAR – Toledo – Pr.

46

internacionais. As pequenas culturas, que se pensava estar em extinção, manifestam sua vitalidade fomentando guerras regionais em todos os continentes.

As transformações ocorridas nos últimos anos ocasionaram instabilidade em todos os setores da sociedade, gerando enorme tensão no mundo inteiro. É neste contexto caótico e de grande complexidade que as organizações empresariais estão sendo repensadas.

Este trabalho procura fazer uma análise das mudanças que estão ocorrendo no contexto geral dos negócios destacando a importância que as pessoas assumem nessa nova forma de organização do trabalho. Nesse sentido cada vez mais as empresas buscam no mercado talentos humanos para fazer o diferencial diante da concorrência.

2 - Mudanças na estrutura organizacional

De acordo com MATOS (1993), as organizações contemporâneas realizam sua modernidade incorporando novos valores, idéias, tecnologia para cumprirem as imposições de um mercado cada vez mais exigente. Com isso, os padrões que até então predominavam não resistem ao avanço do conhecimento científico e tecnológico. Novas descobertas geraram substanciais transformações no comportamento das pessoas. A maior conscientização quanto ao valor de liberdade, do livre pensar, do querer, mudou a atitude de pessoas e nações, que se tornaram mais zelosas em relação aos direitos individuais.

OLIVEIRA (1997), salienta que o século XXI exigirá profundas mudanças nos processos produtivos, nas relações sociais e sobretudo nos procedimentos pedagógicos. O avanço tecnológico dos últimos decênios aumentou em muito a expectativa de vida e gerou inacreditáveis condições de conforto material. Entretanto, do ponto de vista psicológico, a qualidade de vida humana tem decaído.

Conforme PINCHOT & PINCHOT (1994), as estruturas rígidas, caracterizadas por uma intensa burocracia, não atendem aos desafios atuais, pois não permitem que as pessoas utilizem sua inteligência e sociabilidade inata para gerir a sua área de trabalho dentro das organizações.

47

O modelo mecanicista e hierarquizado tende a desaparecer. Ele já cumpriu o seu papel: levar as organizações empresariais ao enorme tamanho e à gigantesca concentração de recursos que hoje apresentam. Mas o modelo mecanicista funciona bem apenas em ambientes estáveis nos quais os objetivos empresariais podem ser fixados em longo prazo. O ambiente estável típico da economia mundial nas primeiras décadas deste século foi substituído por um ambiente mutável, instável e altamente dinâmico. Nesta terceira onda que atravessamos, para sobreviver à mutabilidade e à instabilidade ambiental, as empresas precisam ser flexíveis, adaptativas e, sobretudo, inteligentes, inovadoras e proativas. Para tanto, dependerão de pessoas igualmente flexíveis, adaptativas, inteligentes, inovadoras e proativas. (CHIAVINATO, 1994, p. 19)

3 – Mudanças na natureza do trabalho

Segundo PINCHOT & PINCHOT (1994), as mudanças radicais na natureza do trabalho estão revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna. As instituições estão mudando, à medida que os valores entre empregado e empregador, mulher e homem, filho e pai, aluno e professor se alteram profundamente, em resposta à necessidade de que todos contribuam com sua inteligência, sua capacidade criativa e sua responsabilidade com a sociedade. Segundo os autores, após décadas de enfoque limitado, as pessoas estão sendo solicitadas para que sejam inovadores, que se preocupem com os clientes, que trabalhem em equipe, e que determinem seus próprios serviços e os coordenem com os demais, em vez de simplesmente obedecer as ordens.

O trabalho faz parte da maior parte do tempo das pessoas durante suas vidas. Por isso, o trabalho desempenha um papel importante para o desenvolvimento das pessoas.

Nesta concepção, “o trabalho corresponde ao engajamento e às predisposições pessoais, diferentes das encontradas nas realizações de atividades coagidas, que são exercidas com o objetivo de atingir um fim prático”. (Friedman apud KANAANE, 1999, p. 21)

Quando as pessoas começam a sentir-se participantes de um processo de trabalho tendem a responsabilizar-se pelo mesmo. Tal participação proporciona-lhes consciência mais ampla de si mesmas e dos meios de produção e possibilita-lhes desenvolver sua liberdade de opção diante do contexto de trabalho e, por extensão, da sociedade de maneira geral. O trabalho tem grande importância no destino individual das pessoas, evidenciando, inclusive, sua importância como fator de equilíbrio psicológico.

48

O trabalho além de proporcionar sobrevivência e subsistência possibilita ao indivíduo exercer sua potencialidade criativa, desde que as condições ambientais e profissionais sejam facilitadoras, levando à plena realização. “As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com