TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E ECOLOGIA

Por:   •  12/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 7

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA

DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR E ECOLOGIA

1ª Avaliação: - Data: 01/07/2020 – ECOLOGIA – 2020.5

Nome:  Ana Alice Maria Ribeiro.

Questão 01. A figura ao lado representa a   Do ponto de vista evolutivo como justificar que esses seres vivos são parentes muito próximos. Dê quatro provas laboratoriais desse parentesco.[pic 1]

RESPOSTA:

        A evolução explica a variedade de espécies biológicas e é o resultado de dois mecanismos básicos: ocorre variação genética dentro de uma população e alguns descendentes, por acaso, tem características que permite que eles sobrevivam e tenham mais sucesso que os outros.

        As teorias evolutivas são aceitas nos dias atuais e é possível enumerar algumas evidências que as sustentam:

1- Evidências fósseis;

2- Homologias e analogias;

3- Órgãos vestigiais;

4- Evidências celulares e moleculares;

Questão 02. O químico Stanley Miller ficou conhecido pela criação de um simulador, em 1953, que tentava reproduzir as condições do planeta há milhões de anos. O objetivo era entender a ORIGEM DA VIDA. Baseado nesse experimento explique a origem das primeiras moléculas de organismos vivos estabelecendo uma relação com a física, a química e a biologia.

RESPOSTA:       (0,8)

        Segundo o experimento, as condições na terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.

        Dessa maneira, Stanley Miller, em 1953, montou um experimento mimetizando os processos atmosféricos, em que um gás de amônia, metano e hidrogênio passava por uma câmara onde havia descargas elétricas, depois era condensado num recipiente de água e evaporado novamente, num ciclo contínuo. Em poucos dias se formou um precipitado rico em aminoácidos. Esse resultado é espetacular e abriu horizontes novos para o entendimento da origem da vida. Assim, pode-se observar que, o seu experimento envolvia questões física, a química e a biologia.

     

Questão 03. Uma lâmina com hemácias está sendo observada no Microscópio Óptico. As hemácias estão separadas por uma distância de 0,4µm. Um dos microscópios tem o limite de resolução 0,5µm e o outro 0,3µm. Justifique que microscópio (figura ao lado) visualiza melhor essas hemácias estabelecendo uma relação com o que significa PODER DE RESOLUÇÃO e LIMITE DE RESOLUÇÃO de um microscópio.[pic 2]

RESPOSTA:        (0,6)

O microscópio 2, pois tem o limite de resolução 0,5µm. Logo, as hemácias estão sendo separadas por uma distância de 0,4µm e poderam serem bem visualizadas. Assim, o poder de resolução, no qual é a capacidade de uma lente em formar detalhes mínimos, bem como o limite de resolução que é ententido como a capacidade máxima de um sistema óptico de separar detalhes, uma vez que, pode também ser conceituado como a distância mínima que deve existir entre dois pontos para que estes apareçam individualizados, e auxiliarem nesse processo.

Questão 04. Restos de pele encontrados sob as unhas de uma pessoa assassinada foram submetidos ao teste laboratorial. A amostra 1 representa a vítima. A amostra 2 representa os restos de pele sob a unha da vítima. As amostras 3, 4, 5 e 6, representam os suspeitos que cometeram o delito e foram também submetidos ao teste. Qual dessas amostras é a provável culpada? Considere-se o laboratorista que fez a análise e o diagnóstico do exame (figura ao lado). Neste caso, justifique que tipo de técnica você utilizou e a conclusão final do exame.[pic 3]

RESPOSTA:       (0,5)

        É utilizado a técnica da Engenharia Genética que permite identificar pessoas pela análise de suas moléculas de DNA (ácido desoxirribonucleico), a substância que constitui os genes. Com exceção dos gêmeos univitelinos, cada pessoa possui um conjunto de genes e, portanto, de moléculas de DNA, único e particular. Assim, como cada pessoa tem sequências típicas de bases nitrogenadas, o número e o tamanho dos fragmentos obtidos pelo corte enzimático acabam por caracterizar seu DNA.

        O tamanho dos “fragmentos de restrição”, como são chamados os fragmentos obtidos após o corte enzimático, é determinado através da técnica de eletroforese. A mistura de fragmentos de DNA á aplicada em uma camada de gelatina (gel) e submetida a um campo elétrico. Nessas condições, os fragmentos se movem em velocidades proporcionais ao seu tamanho, os menores mais rapidamente que os maiores.

        Quando o campo elétrico é desligado, fragmentos de mesmo tamanho estacionam juntos em determinada posição do gel, formando uma faixa. O padrão de faixas que surge é característico para cada pessoa, e corresponde à sua “impressão digital” genética

        Com base nesses fatos, conclui-se que a amostra 4 é a provável culpada, uma vez que, as faixas condizem com a amostra 2, na qual representa os restos de pele sob a unha da vítima.

Questão 05. A figura ao lado representa a ovoalbumina proteína do ovo de aves. O número 1 representa a proteína natural e a figura 2 a proteína desnaturada pela alta temperatura. Do ponto de vista das LIGAÇÕES QUÍMICAS como justificar que a proteína desnaturada sofreu mudança de coloração, mas não perdeu a seqüência polipeptídica?[pic 4]

RESPOSTA:

        Claras de ovo contêm grande quantidade de proteínas chamadas albuminas, e as albuminas normalmente têm um formato 3D específico, graças às ligações formadas entre os diferentes aminoácidos na proteína. Assim, o aquecimento provoca a quebra destas ligações e expõe aminoácidos hidrofóbicos (que repelem a água) que normalmente ficam dentro das proteínas. Logo, os aminoácidos hidrofóbicos, tentando escapar da água em torno deles na clara do ovo, vão grudar, formando uma rede de proteína que dá à clara do ovo estrutura enquanto faz com que ela fique branca e opaca e outro ovo cozido surge graças à desnaturação de proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (993.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com