TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE BRASILEIRA

Tese: A DIVERSIDADE BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.

A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade cultural é complicada de quantificar, mas uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo.

É com essa ideia de pluralidade, multiplicidade que iremos discutir sobre alguns dos tipos de diversidade tão presentes em nossa sociedade e nosso cotidiano.

A DIVERSIDADE BRASILEIRA

Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.

O Brasil é um país diversificado, miscigenado onde a principio tínhamos os índios depois vieram os portugueses e os negros. Um país onde as culturas foram se expandindo e se misturando com as aqui já existentes. O Brasil é um país multicultural, onde em cada estado existe sua cultura, língua, costumes. Observando essa diversidade em todos os campos, podemos destacar a diversidade linguística existe por todo o país.

O Brasil, como a maioria dos países do mundo, é um país multilíngue, que abriga no seu vasto território cerca de 200 línguas, a maior parte delas (por volta de 180) indígenas, sendo que as demais são faladas por descendentes de imigrantes.

Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.

A língua é aprendida inconscientemente e falada naturalmente, sendo utilizada para a comunicação de forma automática, enquanto que a linguagem é considerada dinâmica por sofrer influencias psicológicas, sociológicas e antropológicas. Nesse sentido, o processo de variação linguística estuda esses fenômenos de mudança, determinada uma relação entre a língua, a cultura e a sociedade. (Mengarda, 2007).

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Um exemplo dessa diversidade é a capoeira, trazida pelos negros como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com