TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Diversidade E Violência Na Sociedade Brasileira

Artigos Científicos: Desigualdade Diversidade E Violência Na Sociedade Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdade Social e violência no Brasil atual: subsídios para a Sociologia no Ensino Médio

Resumo: Refletir sobre as condições de desigualdade e de violência no Brasil atual é condição básica para compreensão dos elementos formadores da vida social. Ao demonstrar que tanto aquelas primeiras quando a segunda são produzidas socialmente coloca-se em debate que elas são frutos de um dado tipo de organização que as potencializa continuamente através de medidas econômicas que não distribuem rendas, do clientelismo político e dos exíguos gastos sociais das diversas esferas (federal, estadual e municipal).

Palavras-chaves: desigualdades sociais, violência, educação, concentração de rendas, política clientelista.

Introdução

A reimplantação da Sociologia no Ensino Médio no Paraná tem sido acompanhada por um grupo de professores que compõem o Laboratório de Ensino de Sociologia do departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. A partir de diversos cursos, palestras e visitas aos professores das escolas públicas que pertencem ao 4º Núcleo (Londrina e Região) concluiu-se que a sedimentação desta disciplina no Ensino Médio exigia, dentre outras inúmeras ações, que o LES tornasse acessíveis para os professores e alunos alguns materiais que os auxiliassem no processo de ensino e aprendizagem.

O desenvolvimento de um subprojeto sobre exclusão social e violência no interior do referido Laboratório de Ensino tem como objetivo organizar materiais diversos (artigos, filmes, músicas, livros, bibliografias e indicadores sociais e econômicos, dentre outros) e produzir textos que, dentro desta temática específica, auxiliem os professores e alunos do Ensino Médio nesta empreitada de valorização do conhecimento da vida social na qual estão inseridos. Este é o objetivo principal deste artigo.

Problematizar sociologicamente temas referentes às desigualdades e à violência, de modo interessante para esses alunos da escola púbica, é o grande desafio deste Laboratório de Ensino, já que os jovens são formados, em todos os aspectos e não somente no que diz respeito à educação formal, em condições que desvalorizam continuamente quaisquer conhecimentos que se situem nas áreas das Ciências Humanas. O artigo que segue busca sistematizar alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com