TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Diversidade E Violência Na Sociedade Brasileira Na Questão Dos Afrodescendentes

Exames: Desigualdade Diversidade E Violência Na Sociedade Brasileira Na Questão Dos Afrodescendentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

As mudanças sociais, culturais e de inovações tecnológicas têm forçado as empresas a readaptarem suas estruturas, estratégias e formas de trabalho. Cada vez mais se acentua a necessidade de profissionais competentes, sobretudo daqueles que comandam as organizações, para a adaptação e sobrevivência em um mercado altamente competitivo e baseado no conhecimento.

1- conhecimento tem se firmado como um elemento essencial para qualquer nível de atividade organizacional. Stankosky (2005) salienta que o conhecimento é a informação que tem valor, é pertinente, atual e aplicável, e deve atender às metas de desempenho das organizações. Sua importância pode ser verificada a partir da preocupação e do esforço cada vez maior das organizações em estabelecer critérios e métodos para garantir a efetiva gestão do conhecimento.

Um dos principais pilares da gestão do conhecimento é a adequada gestão do capital intelectual da organização. Ainda de acordo com Stankosky (2005), a gestão do capital intelectual tornou-se essencial como uma fonte de vantagem competitiva. Para os gestores de capital intelectual, é de fundamental importância o processo de transformação de recursos humanos em ativos intelectuais, que possam ser geridos como outros ativos da organização.

Para renovar e sustentar uma vantagem competitiva no atual ambiente de negócios, a gestão do capital intelectual deve ser feita no sentido de captar e utilizar todos os conhecimentos e competências dos seus colaboradores, entre as quais se destacam suas aptidões e competências gerenciais, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da organização.

Neste sentido, as ciências cognitivas, cujo foco é estudar o conhecimento em si e suas formas de representação, manipulação e armazenamento, têm muito a contribuir. Segundo Fialho (2001), um dos grandes desafios da psicologia cognitiva tem sido a construção das interpretações das situações cotidianas, como são construídas as representações mentais e como se dá a compreensão.

De modo a superar este desafio, os estudiosos das ciências cognitivas têm proposto diversas ferramentas no sentido de identificar modelos mentais, aptidões cerebrais, estilos cognitivos e/ou tipos psicológicos, que serão tratados dentro de um mesmo contexto, neste artigo. Estas ferramentas procuram representar aquilo que está contido no cérebro humano e que provoca determinados comportamentos e atitudes na realização das tarefas.

Uma destas ferramentas foi apresentada por William "Ned" Herrman (HERRMAN, 1990) que propôs a teoria da dominância cerebral, pela qual é possível identificar modelos de uso preferencial de aptidões cerebrais. Em seu modelo Herrman identifica quatro modelos de pensamento: analítico, sequencial, interpessoal e imaginativo. Com base nestes estudos, Miranda (1997) apresenta um modelo baseado na multipolaridade cerebral, destacando as diferentes capacidades e potencialidades da mente humana na realização de atividades cotidianas.

Baseado no modelo de aptidões proposto por Miranda (1997), a proposta deste artigo é identificar como este pode ser utilizado como apoio na identificação das competências gerenciais necessárias para fazer frente aos desafios da sociedade do conhecimento. Para Quinn et al. (2003), as competências gerenciais implicam tanto na detenção de um conhecimento quanto na capacidade comportamental de agir de maneira adequada. Para desenvolver determinadas competências é preciso não só apresentar conhecimento teórico como ter a oportunidade de praticá-los. Neste caso, quanto mais complexo for o nível de exigência que o cargo requer do profissional, mais aptidões lhe são exigidas.

Assim, a questão de pesquisa aqui tratada pode ser apresentada da seguinte forma: existe uma relação direta entre a função ocupada por um determinado indivíduo em nível gerencial de uma organização, suas aptidões cerebrais e as competências gerenciais requeridas pelo cargo? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo com funcionários de nível gerencial tático operacional em uma empresa têxtil de médio porte no Estado de Santa Catarina. Este estudo identifica e analisa o perfil de aptidões cerebrais dos gerentes de acordo com o modelo proposto por Miranda (1997), relacionando-o com o perfil esperado para o cargo ocupado pelos gerentes, e com o modelo de competências gerenciais proposto por Quinn et al. (2003).

A importância deste tipo de avaliação é corroborada por Culp e Smith (2001) que destacam a importância da identificação dos modelos mentais para a melhoria da performance organizacional. Para os autores, entender os tipos psicológicos permite (p. 25): (a) obter uma descrição de como os indivíduos obtêm e tratam as informações; (b) identificar vulnerabilidades em uma equipe de projeto; (c) informar ao grupo como apresentar e comunicar informações aos colegas ou aos clientes; (d) entender as diferenças entre as pessoas no ambiente de trabalho; (e) obter informações sobre necessidades de treinamento nas equipes de trabalho; (f) demonstrar o valor de ter estilos diversos na equipe; (g) melhorar a solução de problemas e a tomada de decisão; (h) melhorar a eficácia na resolução de conflitos; (i) reduzir o nível de stress; (j) ajudar o grupo a ser mais eficaz em reuniões; (k) melhorar a produtividade associando pessoas a projetos de acordo com seu perfil ou estilo preferido; (l) auxiliar o grupo no cumprimento de prazos por meio de uma distribuição adequada de tarefas; (m) proporcionar o autoconhecimento e melhorar o relacionamento interpessoal com os colegas e clientes.

A importância de se relacionar as aptidões cerebrais com as competências organizacionais também é destacada por Eales-White (2005). Segundo ele, este conhecimento amplia a possibilidade de sucesso no desenvolvimento das competências individuais, alinhando-as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com