TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Modelo TCP/IP

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

         Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/IFSP

 

 

                            JOÃO VITOR COSTA RODRIGUES BATISTA

           

                                        Modelo TCP/IP

 

 

               

 

 

 

                                           Caraguatatuba

                           2018

     Definição de Modelo TCP/IP:

TCP/IP ou (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) foi desenvolvido no ano de 1969 pelo Department of Defense Advanced Research dos Estados Unidos, com o objetivo de ter uma grande comunicação entre vários tipos de computadores dentro das bases militares, é também como uma grande velocidade de comunicação.

Assim falando os TCP/IP  se são um conjunto de protocolos utilizados na comunicação entre os computadores ou equipamentos que se tem em uma rede qualquer.

   Histórico do Modelo TCP/IP:

    1968 Foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) o primeiro backbone. O objetivo deste projeto era interligar várias universidades e a área militar.

1975 A ARPA deu lugar ao DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency) e começou a desenvolver os protocolos TCP/IP.

1979 Foi formado comité ICCB (Internet Control and Configuration Board) para gerir o desenvolvimento do TCP/IP.

1983 A DARPA cedeu os direitos do código dos protocolos TCP/IP à Universidade da Califórnia para que fosse distribuído na versão UNIX. A DARPA exigiu que todos os PCs ligados ao ARPANET usassem os protocolos TCP/IP. Esses protocolos difundiram-se rapidamente, visto não serem produtos comerciais.

1985 A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NSF) criou a NSFNET, que era uma rede de alta capacidade destinada a atender, tanto nos EUA como noutros países, as entidades científicas e de pesquisa.

1987 A Internet passou a ser comercializada nos EUA.

           

Definição das Camadas, principais protocolos:

Camada de Aplicação:

E uma camada utilizada pela maioria dos programas para a troca de dados com os programas através da rede. Nessa camada se encontra protocolos como SMTP (utilizada para enviar e receber e mails), HTTP (usado para a navegação padrão na internet) e também o FTP (usado nas transferências de arquivos). Depois que os dados passam pela camada de aplicação, eles são direcionados para as outras camadas a seguir.

Camada de Transporte:

Essa camada recebe os dados enviados pela camada de aplicação, e faz uma verificação de integridade e divide eles em pacotes, logo após isso ela envia para a camada de rede. E os protocolos encontrados nessa camadas são TCP, UDP é SCTP.

Camada de rede ou internet:

Nessa camada os pacotes que foram enviados pela camada de transporte, são anexados a um IP  do computador remetente e ao do destinatário, para serem enviados pela internet. protocolos encontrados nessa camadas são ICMP, IGMP, IP e MPLS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com