TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dengue

Artigo: A Dengue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Artigo  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Dengue

A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamada de Aedes Aegypti. Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos. Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes Aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.Em todo o mundo, existem 4 tipos de dengue,já que o vírus causador da doença possui 4 sorotipos: DEN-1,DEN-2,DEN-3 e DEN-4.

Vias de Transmissão

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente as glândulas salivares uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.Não existe transmissão da doença através do contato entre indivíduos doentes e pessoas saudáveis.Após a picada do mosquito,inicia-se o ciclo de replicação viral nas células estriadas,lisas,fibroblastos,e linfonodos locais,a seguir ocorre a viremia,com a disseminação do vírus no organismo do indivíduo.Os primeiros sintomas como febre,dor de cabeça e mal-estar surgem após um período de incubação que pode durar de 2 a 10 dias.Uma vez infectada por um dos sorotipos do vírus,a pessoa adquire imunidade para aquele sorotipo específico.

Profilaxia

A prevenção é a única arma contra a dengue, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acumulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarro de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. O nível municipal deve montar um sistema de vigilância epidemiológica da doença e um sistema de controle do mosquito, tendo para isso um financiamento das ações pelo Ministério da Saúde. O nível estadual é responsável pela coordenação da vigilância epidemiológica e responsável pelo diagnostico labotarial, medidas de controle em casos de epidemia, capacitação de pessoal para o trabalho de vigilância epidemiológica, controle e pesquisas na área.

Tratamento

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento também são usados medicamentos anti-termicos que devem ser recomendados por um médico e se baseia no uso de medicamentos como paracetamol e dipirona para controlar a febre e diminuir as dores no corpo. É importante destacar que a pessoa com dengue não pode tomar medicamentos a base de ácido acetilsalicílico, como eles tem um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos. O doente começa a sentir a melhora cerca de 4 dias após o inicio dos sintomas da dengue que pode durar por 10 dias.

Hepatite

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecção pelos vírus A, B e C e o abuso do consumo de álcool e outras substancias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.

Transmissão

Hepatite A

Em quase metade dos casos de hepatite provocados pelo VHA, não se consegue identificar a origem do contagio, mas esta doença transmite-se, geralmente através da ingestão de alimentos ou de água contaminadas por matérias fecais, contendo o vírus. As pessoas infectadas podem contagiar outras durante o tempo que o vírus está a ser expelido do organismo juntamente com as fezes; com o efeito, o risco de contagio é maior no período de incubação e na primeira semana em que se revelam os sintomas.

Hepatite B

O contato com o sangue infectado e as relações sexuais desprotegidas são as duas formas principais de transmissão. A transmissão de mãe para filho é também uma forma importante de contágio, chegando a atingir uma taxa de 90% nas zonas hiperendémicas. A hepatite B não se transmite pelo suor ou pela saliva (a menos que esta tenha estado em contato com sangue infectado),não podendo haver contagio através de um aperto de mão,abraços,beijos ou por utilizar pratos ou talheres de pessoas infectadas.

Hepatite C

O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém, através de um corte ou ferida, ou na partilha de seringas. A transmissão por via sexual é pouco frequente e o vírus não se propaga no convívio social ou na partilha de louças e outros objetos. Apesar de o vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca.

Profilaxia

Algumas medidas preventivas podem impedir o desenvolvimento de todos os tipos de hepatites. Os principais meios para a prevenção da hepatite são: lavar bem as mãos ter cuidado ao manipular alimentos, evitar alimentos crus, lavar bem os alimentos, evitar consumir os alimentos de fontes desconhecidas, a vacinação contra a hepatite, principalmente se pertencer a grupos de riscos, tais como viajantes e profissionais de saúde, utilizar preservativos (evita a hepatite B e D),não consumir álcool em excesso,não administrar medicamentos sem orientações médicas,não utilizar medicamentos maiores do que as recomendadas.Se não for tratada adequadamente a hepatite pode levar à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com