TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Designer Psicologia

Por:   •  12/9/2022  •  Abstract  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4
  • Qual foi o objetivo da pesquisa?

O estudo tem como objetivo apontar a importância do uso da tecnologia assistiva no processo de inclusão/escolarização dos alunos que são o público alvo da educação especial que precisam do referido recurso no contexto escolar.

 

b)      Qual foi a metodologia da pesquisa?

         As pesquisadoras utilizaram como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, através do método de pesquisa bibliográfica, utilizaram dois meios de coleta de dados: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)  e a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Nesses dois bancos de dados buscaram artigos com as seguintes palavras-chaves: Comunicação alternativa; Tecnologia Assistiva e educação; comunicação aumentativa; e alternativa e educação. O recorte temporal utilizado foi artigos produzidos a partir do ano de 2008, a justificativa foi que nesse ano o documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, foi publicado pela Secretaria de Educação Especial do Ministério de Educação/Brasil dando uma nova configuração para a Educação Especial no País.

A partir dessa busca as autoras selecionaram 13 artigos e os dividiram em 3 eixos de análise após a leitura: Tecnologia assistiva na escola regular: tensões e possibilidades; Tecnologia Assistiva no contexto escolar: formação de professores em foco; e Intersetorialidade e a Tecnologia Assistiva: contribuições na inclusão escolar.

c)      Quais os principais resultados e as principais conclusões do artigo?

         Após fazer o levantamento desses 13 artigos e realizar a análise dessas pesquisas, as autoras expõe importantes apontamentos acerca do uso da tecnologia assistiva no contexto escolar. Um desses apontamentos é que a opinião dos alunos que necessitam dessas tecnologias para a sua escolarização é de extrema importância, pois mesmo entre alunos que possuem as mesmas deficiências essas tecnologias podem funcionar de maneira diferente, cada educando possui necessidades educacionais diferentes e isso faz com que aja a necessidade de uma prática pedagógica diferente em cada caso.

Em seguida as autoras abordam a literatura do tema sobre a importância da formação dos professores em relação à tecnologia assistiva e a importância de uma formação continuada. As pesquisadoras buscaram compreender como se da a formação de professores que estão atuando diretamente com educandos utilizam a tecnologia assistiva. As pesquisas analisadas pelas autoras que abordam a formação dos profissionais da educação mostraram que há uma defasagem na formação desses profissionais no uso dessas ferrramentas, apontam que os professores que possuíam alguma formação eram por curso e palestras mas um conhecimento muito superficial em relação à ampla área que é a tecnologia assistiva. Outro ponto que foi observado pelas autoras é as limitações do atual modelo escolar, o paradigma educacional ainda vigente nas nossas escolas têm por características a transmissão, repetição e memorização de informação e que são baseados em padrões e limites de “normalidade” que são extremamente rigidos e arbirtários. As autoras ressaltam que é necessário uma formação continuada desses profissionais e que velhas ações devem ser repensadas dentro do ambiente escolar dando espaço há novas possibilidades de ensino.                 Outro ponto que as autoras trouxeram é a necessidade de parceria com áreas da saúde na escola para possibilitar maior desenvolvimento desses alunos e contribuir para o processo de escolarização dos alunos que são o público alvo da educação especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com