TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2012  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  2.722 Visualizações

Página 1 de 2

O ser humano vive a procura de harmonia, de coerência, da beleza, da perfeição das formas, da unidade das coisas; para isto ele possui e desenvolve uma intuição pessoal que visa a entender o que cada realidade é em si mesma e no conjunto com as demais.

2.12. O homem é um ser axiológico

Etimologicamente, axiologia significa: "estudo dos valores"; valor é tudo aquilo que tem sentido, significado, apreço, estima. Cada ser existente já é um valor em si mesmo, determinado um ponto de partida para ser seu agir ou para seu desenvolver-se: mas como nenhum ser é isolado, o seu agir está situado com o agir de outros seres.

2.13. O homem é um ser político

Política, em sentido amplo, significa a procura pelo bem comum. A política implica uma teia de relações dos indivíduos com os grupos e dos grupos entre si, em escalas local, regional, nacional e internacional, não só para não prejudicar os valores fundamentais da pessoa, mas principalmente para consegui-los. Assim, é um dever ético estar engajado em questões políticas, na medida em que a pessoa se sentir capaz para isto.

2.14. O homem é um ser teorizante

Ele procura sistematizar e colocar em ordem as explicações das coisas, tanto as naturais como as criadas por ele; preocupa-se com o conhecimento lógico e pela clareza das ideias, dos juízos e raciocínios na busca pela posse da verdade. É um dever ético para o homem teorizar meramente passivo perante o mundo que o rodeia, sendo capaz de captar a riqueza do universo e usufruir dela.

2.15. O homem é um ser prático

As necessidades levam o homem a inventar novas coisas, a trabalhar, a produzir; a criatividade, através da ação, é sua característica para seu desenvolvimento; a própria inteligência exige que ele procure agir. Ser prático é ter senso da oportunidade e a realidade, não esperando que uma teoria já pronta resolva tudo. porém é importante que, como ser prático, o homem saiba se impor limites, afinal é o desenvolvimento do seu ser que está em jogo e não a quantidade do que ele produz.

Conclusão

Os quinze aspectos apresentados pelo autor são pontos de partida para detalhar uma série de outros aspectos, onde o conhecimento desses permite o melhor entendimento de si mesmo e evolução no relacionamento com os demais. Dessa forma, percebe-se que a ética é uma construção pessoal, continua e dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com