TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PENSADA NA PESRPECTIVA TEÓRICA DE: HERBART, PESTALOZZI E DEWEY

Artigo: A EDUCAÇÃO PENSADA NA PESRPECTIVA TEÓRICA DE: HERBART, PESTALOZZI E DEWEY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 8

A EDUCAÇÃO PENSADA NA PESRPECTIVA TEÓRICA DE: HERBART, PESTALOZZI E DEWEY

ESTEVES, Jenifer Daniele.

MESSIAS, Marcia.

FERREIRA, João Vicente H.

JESUS, Adriana R.

INTRODUÇÃO

Dentro da pedagogia, algumas teorias da educação adquiriram importância histórica pelas alterações que provocaram e pela influência exercida nas práticas educativas escolares. É o caso das teorias de Pestalozzi, Herbart e Dewey.

Esses teóricos marcaram fortemente o campo da educação, formulando teorias e idéias que contribuíram para ampliar a compreensão acerca do desenvolvimento histórico das teorias da educação e das práticas educativas escolares.

Neste trabalho abordaremos os pontos principais da teoria de cada um desses autores. Utilizamos, para o desenvolvimento deste trabalho, uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico.

O tema foi escolhido a partir da necessidade de discutirmos e de compreendermos as contribuições dos autores (Pestalozzi, Herbart e Dewey) para a educação. Sabemos que a teoria desses autores ainda tem influenciado o trabalho educacional até os dias atuais. Isso fica evidenciado quando analisamos as práticas educativas escolares. Vários educadores buscam, nessas teorias, subsídios para desenvolverem seu trabalho dentro das escolas.

Para nós, futuras educadoras, é de fundamental importância que possamos não apenas conhecer essas teorias, mas também entendê-las, pois só assim poderemos fazer o uso delas em nossa prática escolar, garantindo a qualidade do nosso trabalho.

A educação sob a perspectiva teórica de Pestalozzi

Para compreendermos melhor o tema faremos a seguir uma síntese sobre a educação na visão teórica de Pestalozzi, Herbart e Dewey.

Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), educador suíço, nasceu em Zurich. Suas idéias demarcaram uma vertente da pedagogia tradicional denominada Pedagogia Intuitiva, cuja característica básica é oferecer dados sensíveis à percepção e observação dos alunos. (FREITAS; ZANATATTA s/d)

Essa pedagogia fundamentava-se na psicologia sensualista, cujos representantes afirmavam que toda a vida mental se estrutura baseando-se nos dados dos sentidos. Tal como Rousseau, Pestalozzi concebia a educação como processo que deve seguir a natureza e os princípios da liberdade, da bondade inata do ser e da personalidade individual da criança. (FREITAS; ZANATATTA s/d)

Concebia a criança como um organismo que se desenvolve de acordo com leis definidas e ordenadas contendo em si todas as capacidades da natureza humana reveladas na unidade entre mente, coração e mãos. (FREITAS; ZANATATTA s/d)

Defendeu a educação não-repressiva, o ensino como meio de desenvolvimento das capacidades humanas, o cultivo do sentimento, da mente e do caráter. Seu propósito era descobrir leis que propiciassem o desenvolvimento integral da criança e para isso concebeu uma educação com a dimensão intelectual, profissional e moral, estreitamente ligada entre si. (FREITAS; ZANATATTA s/d)

Pestalozzi, em suas idéias, dava muita importância para os dados sensíveis à observação dos alunos. Sua pedagogia fundamentava-se na psicologia sensualista, onde toda vida mental se baseava nos dados do sentido.

A educação intelectual, resultante da organização das impressões sensoriais obtidas na relação homem-natureza, transforma as representações confusas em conceitos precisos e claros. O meio essencial da educação intelectual é a intuição. Mas para Pestalozzi a intuição não se limitava à mera visão passiva dos objetos, à contemplação das coisas e sim incluía a atividade intelectual por meio da qual eram criados os objetos. (FREITAS; ZANATATTA s/d)

Pestalozzi formulou seu método de ensino com alguns princípios: partir do conhecido ao desconhecido; do concreto ao abstrato; do particular ao geral; da visão intuitiva à compreensão geral. A base desse método foi a idéia de percepção sensorial.

Esse princípio não era novo, mas Pestalozzi acrescentou-lhe o método prático didático, onde cita que nas primeiras experiências com os objetos devem aparecer as gravuras, que dará auxilio para a criança na transição para o desenho, a escrita e a leitura. Os sentidos devem estar em contato direto com os objetos. Depois, o conteúdo do objeto observado se expressa em palavras permitindo a atividade mental. Esse entendimento tem como pressuposto o fato de Pestalozzi conceber a experiência sensorial como um processo ativo em que toda a mente está comprometida na experiência sensorial. Para ele a mente encontra-se especialmente ativa quando a criança começa a discriminar, analisar e abstrair as qualidades dos objetos. (FREITAS; ZANATATTA s/d)

Em síntese, o método de ensino pestalozziano era do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato, da visão intuitiva à compreensão geral; promover a associação entre os elementos das coisas, dos objetos; fazer com que cada aluno reúna, organize num todo os pontos de vista alcançados.

Assim, de acordo com Pestalozzi , o professor deve proporcionar ao aluno materiais no próprio meio que envolve ele, em uma situação real.

Perspectiva teórica de Herbart no contexto educacional

Johann Friedrich Herbart (1776-1884), filósofo e pedagogo. Segundo ele, a condição preliminar de qualquer teoria da educação é uma concepção do universo que não nem sobre o fatalismo e nem sobre a liberdade ilimitada. A educação é possível porque a alma é maleável. ( HUBERT, 1973. p.285)

Herbart apontou a necessidade do professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática não seja baseada somente na experiência, pois esta, embora importante, é insuficiente para promover um ensino eficaz (GOMES, 2003 apud FREITAS; ZANATATTA s/d ).

De acordo com Herbart, a fundamentação teórica é necessária para o professor desenvolver um trabalho de qualidade.

Para ele a finalidade da educação reside na formação da moralidade, do caráter e da vontade, como referências para o auto-governo do indivíduo a fim de agir corretamente.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com