TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19

Por:   •  14/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como objetivo o problema de como o enfermeiro atua no controle da pandemia do Covid 19.

De acordo com a OMS pandemia refere-se a uma epidemia, que é um surto de uma região, se dissemina mundialmente, transmitindo de pessoa para pessoa e se espalhando pelos continentes. Ainda de acordo com a OMS, uma pandemia ocorre quando um novo vírus aparece e vai se espalhando pelo mundo, e a maioria das pessoas não tem imunidade para combate-lo.

A justificativa desse projeto reside na necessidade de mostrar a importância da enfermagem. Levando à reflexão sobre como a enfermagem enfrenta o dia a dia a proteção da contaminação hospitalar. Com isso, surge o problema de estudo: Como o enfermeiro atua em controle próprio nessa pandemia?

Assim, buscou-se como objetivo identificar como a área da enfermagem se protege no combate de pandemias e discutir a contaminação do enfermeiro para atuar no controle de não

2. METODOLOGIA

Para elaboração deste projeto, foram realizadas pesquisas bibliográficas de abordagem quantitativa de carácter descritivo, consultando o banco de dados: Biblioteca Cientifica Virtual Eletrônica (SCIELO), PubMed e Google Acadêmico. Utilizando a busca “enfermagem no enfrentamento ao Covid 19”. Além do levantamento de informações revisadas de veículos de mídia para a investigação do problema entre os meses de fevereiro a maio de 2020.Os veículos de mídia consultados foram: cofen.gov.br (Conselho Federal de Enfermagem), coronavirus.saude.gov.br (Ministério da Saúde) e paho.org.br (Organização Pan-Americana de Saúde). Os critérios de inclusão adotados foram estudos de forma

integral escritos em português, que associavam a ação de profissionais de saúde na área de enfermagem ao controle da disseminação do novo Corona vírus.

3. DESCRIÇÃO E DISCURSÃO DE DADOS

3.1 Como contrair o Sars-CoV (Covid-19) MELHORAR TÍTULO

O corona vírus é um RNA vírus da ordem Nidovirales da família Coronaviridae. Os vírus da Sars-CoV, Mers.CoV e Sars-CoV 2, são da subfamília Betacoronavírus que infectam somente mamíferos, são altamente patogênicos e responsáveis por causar síndrome respiratória e gastrintestinal.1

Há, portanto, várias maneiras de se contrair o Sars coV2, que geralmente são por meio de gotículas contendo o vírus, essas gotículas são expelidas ao falar, tossir ou espirrar a uma distância de 1 a 2 metros de um indivíduo sadio. Objetos contaminados com essas gotículas também são uma forma de contágio a partir do momento que é manipulado por uma pessoa que direciona suas mãos logo a seguir em olhos, boca e nariz.

Foi identificado a contaminação através de via fecal-oral, porém este tipo de contaminação é bem baixo, mesmo assim é necessário um reforço maior na higienização das mãos após usar o banheiro e antes de se alimentar.

3.2 A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA COVID 19

3.2. 1 A ENFERMAGEM

Diversos profissionais de saúde tanto da rede pública como da rede privada tem sido afetado diretamente pela pandemia desencadeada pelo corona vírus (SARS-CoV2) , esses profissionais tem lutado incansavelmente nos cuidados aos infectados e na contenção da disseminação do vírus, entretanto em todo mundo, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, obstetras, auxiliar e técnicos de enfermagem, tem sido infectado e até mesmo indo a óbito por estar na linha de frente ao tratamento do Covid 19. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, são a maioria nos serviços públicos e privados e essenciais e nucleares na estrutura das profissões da saúde.

Segundo um relatório da organização mundial da saúde (OMS) e do conselho internacional de enfermeiros (international council of nurses INC) existem no mundo cerca de 28 milhões de profissionais de enfermagem, portanto no Brasil em todos os municípios e em toda as estruturas organizacionais do sistema de saúde existe mais de 2 milhões de profissionais subdivididos em hospitais, ambulatórios, clinicas, unidade de saúde da família, unidade de pronto atendimento, serviço de atendimento móvel de urgência, entre outros.

3.2.2 ENFERMAGEM E ENFRENTAMENTO AO COVID

O primeiro contato do paciente com suspeita de infecção pelo novo corona vírus é com a equipe de enfermagem. Esses profissionais fazem toda a gerência da assistência, de pessoas, materiais, promovem o cuidado em geral para as pessoas que necessitam, ou seja, participam ativamente de todas as etapas do tratamento.

Dessa forma, é preciso reconhecer que tais profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos aos casos de COVID-19, possuem um papel fundamental no combate à pandemia, não apenas pela sua capacidade técnica, mas, também, por se tratarem da maior categoria profissional, sendo os únicos que permanecem 24 horas ao lado do paciente, estando, assim, mais susceptíveis à infecção pelo novo Corona vírus.

Relato de uma Enfermeira

Sou Carla Araujo, técnica de enfermagem, tenho 30 anos e sou asmática. Me contaminei por estar na linha de frente dessa guerra.

Sou técnica de centro cirúrgico e trabalho em dois hospitais, com a crise fomos remanejados para outros setores a fim de ajudar devido ao caos; sendo que um dos grandes hospitais que trabalho proibiu de início que nós profissionais usássemos máscaras o tempo todo, a fim de não causar susto nos pacientes; com isso muitos entraram em pânico e medo, se contaminaram, tivemos uma avalanche de atestados médicos e afastamentos; brigamos junto ao sindicato na justiça até que fomos ouvidos e atendidos.

Hoje temos nos dois hospitais o uso completo de EPI (equipamento de proteção individual), mas isso só protege o físico; nosso psicológico vem abalado em grande estilo. Nosso medo vai além de um vírus, temos medo de contaminar quem mais amamos e protegemos. Saímos todos os dias para honrar o nosso juramento “proteger e salvar toda e qualquer vida”; mais aí nos deparamos com a ironia do destino, se alguém que amo se contaminar será que a culpa é minha? Eu levei o vírus pra casa?

Hoje em dia dificilmente existe alguém que não esteja no grupo de risco ou alguém que more com quem está no grupo de risco. Temos tantos treinamentos a vida toda, mais não sabemos se isso é suficiente para proteger; a cada dia se descobre algo novo, mais aí também se perde uma vida.

Dói saber que um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com