TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DO COVID 19 NO ESTADO DO AMAZONAS

Por:   •  17/9/2021  •  Artigo  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DO COVID 19 NO ESTADO DO AMAZONAS

Salvelina Coelho Lira

RESUMO

O presente trabalho tem como tema A importância da Mídia Digital na Educação no enfrentamento da covid 19 no Estado do Amazonas, visando mostrar a importância das mídias na Educação nos dias de hoje, conceituar e analisar essa evolução, sua eficácia, as dificuldades encontradas. Para que esse trabalho fosse realizado, foi escolhido um plano da prática Documental, realizada em arquivos, Bibliotecas virtuais e observações do dia a dia desses projetos nos meios de comunicações do nosso Estado. Com a pandemia da covid-19 que aconteceu em nosso estado e até mesmo no mundo inteiro, todas as aulas do nosso estado foram suspensas, para que essa pandemia não se alastrasse entre nossos alunos, com isso no estado do Amazonas, na Capital Manaus foi criado um projeto midiático chamado aula em Casa, onde os alunos através da televisão, do Youtub, etc, tiveram a oportunidade de continuar seus estudos sem que fossem prejudicados.

Palavras-chave: Pandemia; mídia educacional; inclusão.

1 INTRODUÇÃO

Ao falarmos de mídia na educação, podemos dizer que a inclusão digital está presente no dia a dia de muitos alunos da rede pública e particular do nosso Estado, porém ainda há desigualdade social, não somente no nosso Estado, mas também em todo o mundo, vivemos em uma sociedade em que a cada dia está mais conectada, entrando assim no mundo virtual com grande força, aprimorando a prática educacional.

Com o objetivo de levar educação de qualidade para os alunos das escolas públicas nas áreas de difícil acesso ou até mesmo precárias, pois muitos alunos quando terminavam o ensino fundamental, a maioria não tinha condições de continuar seus estudos em outra cidade, em 2007 foi criado o Centro de Mídias de Educação do Amazonas pelo governo do Estado do Amazonas, trazendo para o amazonas uma educação inovadora por meio da tecnologia.

Suas aulas são transmitidas ao vivo e todos os dias, essas aulas são voltadas para as comunidades rurais do Estado do Amazonas, é apresentado uma ação pedagógica midiática, são usados recursos de interação em tempo real com mídias que são planejadas facilitando o desenvolvimento das aulas que podem se síncronas e assíncronas, ou seja o professor pode marcar uma videoconferência com seus alunos, mas as atividades que realizam ou vão realizar possuem um prazo de entrega e cada uma faz no seu tempo.

 Com a pandemia em nosso Estado, as escolas tiveram que parar suas atividades, então começaram a aprimorar esse projeto que já existia, começando assim o Programa aula e casa, o objetivo desse trabalho foi analisar a importância das mídias digitais nessa pandemia e esse programa que foi de grande importância para os estudantes do Amazonas, sendo um projeto de referência para outros Estados.

2 A MIDIA NA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS

O Centro de Mídias da Educação no Amazonas possui um sistema de satélite de videoconferência que possibilita a interação de áudio e vídeo.    

Por ser um meio de levar a educação de qualidade, esse programa é pioneiro no país, sendo ampliado a cada ano por meio da Secretaria de estado de Educação e Qualidade de Ensino.

O diferencial desse projeto, é que sua concepção pedagógica e midiática é diferente da educação a distância, pois os alunos precisam estar presente nas aulas diariamente, pois suas aulas são ministradas em tempo real.

Os professores especialistas produzem as aulas e as transformam em materiais televisivos que funciona em uma central de produção educativa para TV, que são transmitidas em tempo real e horário regular, contando um kit tecnológico e um professor presencial em cada sala de aula para acompanhar a aprendizagem do aluno e dar suporte nas duvidas que podem ocorrer ao longo do processo educacional.

E não para por aí, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, também transmite cursos e palestras de alcance social, fazendo parceria com outros órgãos governamentais e com outros departamentos da secretaria

Atualmente, essa modalidade de ensino só abrangia  o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos, trabalhando com 200 dias letivos anuais, os mesmos componentes curriculares e mesma carga horária do ensino convencional regular. Uma Central de Produção Educativa para TV conectada a uma rede satélite bidirecional permite interatividade em tempo real e transmite diariamente, de 2ª a 6ª feira, aulas ministradas de sete estúdios, ao vivo, por meio de uma solução de videoconferência.

3 A MIDIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DO COVID 19 NO ESTADO DO AMAZONAS

Com a proliferação da covid 19 no Amazonas, todas as escolas públicas e  privadas foram fechadas, não só no Amazonas mais em todo o Brasil.

Segundo a Wikipédia: A enciclopédia livre:

Em 13 de março, o primeiro caso confirmado no estado, na capital Manaus. Se trata de uma mulher de 39 anos que havia retornado de Londres, Inglaterra. Em 24 de março, a primeira morte causada pelo novo coronavírus confirmada em Parintins. Se tratava de um homem de 49 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica. Em 30 de março, a segunda morte confirmada no Estado, a primeira na capital, Manaus. Se tratava do músico Robson de Souza Lopes, o ``Binho``. Ele tinha 43 anos e estava internado desde o dia 20 de março. Ele era portador de asma. Em 21 de março, o governador do amazonas Wilson Lima, determinou o fechamento de bares e restaurantes em todo o estado para conter a propagação do novo coronavírus.

Consequentemente as aulas também foram paralisadas, por meio dos decretos 42.061, 42.063 e 42.087, primeiramente por 15 dias, depois por mais 15 na capital e áreas metropolitanas.

Mais tarde o Conselho Estadual de educação do Amazonas, acatou as determinações governamentais.  

Com o objetivo de prevenir a propagação do Coronavírus e evitar atraso no cronograma dos estudantes do Estado do amazonas, o governo do Estado Wilson Lima, em 20 de março de 2020, lançou o programa Aula em Casa, um programa que alcançou 180 mil estudantes, com esse programa o Amazonas passou a ser o único do país a oferecer ensino à distância da rede pública como forma de proteger os alunos dessa pandemia que se alastrou no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com